Concurso PMERJ
Seja bem vindo!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Concurso PMERJ
Seja bem vindo!
Concurso PMERJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Dura realidade da PMERJ

+2
Rjlima
trakinas
6 participantes

Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por trakinas Qua 16 Fev 2011 - 18:36

Eu não sou Profeta, mas a realidade vivenciada hoje na PMERJ estava escrita nas estrelas.

Os problemas estão se agravando na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros não é diferente.

Em 2010, por ocasião das eleições, visitando os Quartéis da PM tive a oportunidade de conversar com milhares de policiais militares.

No meu discurso sempre enfatizava a necessidade de uma união da tropa no sentido de “lutar” para eleger representantes na ALERJ e na Câmara Federal.

Fomos derrotados nas urnas, saímos enfraquecidos mais uma vez e demonstramos que a palavra “união” definitivamente não faz parte do nosso dicionário.

Hoje estamos sentindo na pele, diuturnamente, através das notas publicadas em Bol PM, das manchetes de jornal, dos artigos na Internet e das matérias dos tele-jornais que é verdade a nossa fragilidade.

Percebemos que fazem “gato e sapato” da nossa amada Corporação.

Não temos voz e nem forças para “lutar” por ideais e/ou conquistas.

A tropa está dividida, alguns ganham polpudas gratificações instituídas através de decretos estaduais, quebrando a cadeia hierárquica salarial e trazendo grande descontentamento geral.

Nas UPPs vemos salários atrasando e ainda existe um contingente sem receber a gratificação. Mas o pior não é isso, o pior é assistir as péssimas condições de infraestrutura de várias delas instaladas em containeres e ver o policiamento plotado no morro sem um banheiro ou mesmo um local digno para fazer as refeições.

Visitei a UPP do Andaraí à noite. O lugar é muito frio, escuro, venta demais e o container está encostado em um barranco. Fico preocupado com os índices pluviométricos de janeiro. Que DEUS proteja a todos!

Visitei a UPP do Borel, fui a lugar chamado de "Verão Vermelho", lá não há banheiro, não há mesas e cadeiras e assisti os meus ex-alunos almoçando uma "quentinha" sentados no chão, num local sem cobertura. Uma situação de penúria. Ainda bem que naquele dia não chovia!

Em diversas UPPs descobri que o policiamento é “para inglês ver”, ou seja, a equipe não possui autorização para abordar ou revistar. Fica a sensação de que a ilegalidade permanece sob a chancela do Estado.

Assistimos pela televisão aquela cena deplorável em que bandidos fugiam pela mata no Complexo do Alemão. Se a operação fosse bem planejada, hoje todos estariam atrás das grades. Aliás, isto é preocupante, nos últimos quatro anos nenhuma unidade carcerária foi construída ou inaugurada. O sistema penitenciário está abarrotado de presos e já estamos exportando presos para outros Estados da Federação.

Aproveitando o gancho, nos últimos quatro anos nenhuma sala de aula foi construída no Estado do Rio de Janeiro.
Logo, seguindo a máxima popular podemos afirmar que a atual gestão está na contramão da história.
"Quem não constrói escola, constrói presídio".
Aqui no Rio não se constrói nem uma e nem outro.

A NPCEI é outra incógnita, publica-se uma “planejada planilha de cursos”, mas não se sabe se será cumprida.
Já temos o exemplo do CFS/2010 que não aconteceu.

E o QOA será extinto? O QOCC será criado? E os direitos estatutários adquiridos na Instituição serão preservados? E o CEFC sairá até o final de janeiro? Há casos de Cabos sem o CEFC que possuem 15 anos de serviço e por não terem o pré-requisito (o curso) estão perdendo a chance da promoção à 3º Sargento.

Outro ponto que aflige a família policial militar é a questão salarial. Não temos a PEC 300/2008, parece-me que foi definitivamente sepultada. O nosso reajuste salarial em 48 parcelas, popularmente conhecido como aumento “Casas Bahia”, é uma realidade absoluta, não vejo perspectivas de mudança.

E o acautelamento da Pistola .40? Será que sairá? Quem terá direito?
Uma Pistola .40 comprada no mercado comum custa em torno de três salários de um Soldado.
A arma está para o policial assim como a bola de futebol está para o goleiro; ou seja, é o instrumento de garantia e sobrevivência no seu dia-a-dia.

Caro amigo, diante de tantas dúvidas quanto ao futuro dos praças que me procuram e como um dos representantes da Comissão de Círculos de SUBTEN e SGT, mesmo de férias compareci ao QG e consegui fazer contato com o Cel PM MILAGRES - CH EM ADM e levantei as seguintes questões:
SGT DA SILVA - Se existe previsão para a reunião de círculos ST/SGT, suspensa em novembro devido ao Complexo do Alemão.
CEL MILAGRES - Não existe qualquer previsão.
SGT DA SILVA - Quanto a alteração do Decreto da promoção por tempo de serviço.
CEL MILAGRES - Informou que vai ser alterado, e que alguns serão prejudicados e que mudanças sempre causam algum prejuízo a alguem, e que é totalmente contra esse tipo de promoção, que por ele o praça ingressaria SD e ao final da carreira após 30 anos receberia a graduação de Cabo, como era antigamente, que assim estimularia o praça a estudar e prestar os Concurso Internos CFS e CFC.
SGT DA SILVA - Que garantia teríamos de concursos internos pelo menos anuais e que suprisse a demanda de praças, já que o último CFS e CFC ocorreram em 2006, e a Corporação nunca manteve uma regularidade nos Concursos Internos, não ocorrendo em 2010 o QOA previsto no PAE/2010, e não tendo previsão no NPCE 2011.
CEL MILAGRES - Que o fato de constar ou não no PAE ou NPCE, não significa garantia que o curso ocorra ou não, pois existe nestas publicações somente uma previsão dos cursos, mas que diante das mudanças que estão sendo ainda estudadas novas legislações vão precisar ser editadas.
SGT DA SILVA - Quanto a lei 764/84, que trata da promoção por tempo de serviço dos 2º Ten ao posto de Capitão em 10 anos, ocorrendo nos dias de hoje, Capitão em 6 anos e Major 10 anos.
CEL MILAGRES - Informou que a princípio desconhecia a citada lei, e após informou que a mesma estava em desuso.
SGT DA SILVA - Informei como os oficiais são promovidos antes da previsão legal não existe questionamentos em relação a citada lei, mas em relação aos praças me parecia injusto não havendo simetria no tratamento, já que os praças em10 anos de efetivo serviço só recebem uma promoção e a graduação de cabo, enquanto o oficial recebe 5 (cinco) promoções no mesmo período.
CEL MILAGRES - Não há de se falar em simetria ou igualdade de tratamento, já que os oficiais do CFO estudam 3 anos e o praça se forma em 4 meses.
SGT DA SILVA - Quanto ao QOC e a extinção do QOA
CEL MILAGRES - Mesmo não tendo sido realizado em 2010 e não estando previsto no NPCE 2011, não será extinto, tendo em vista que o QOC vai ter função distinta do QOA, o Sargento com 3º Grau vai poder fazer o concurso para o QOC para trabalhar na atividade fim, e ao final atingir o posto de Major.

CONCLUSÃO: Conclui-se que haverá grandes mudanças, mas não deveremos sofrer por antecipação, já que segundo o CEL MILAGRES está havendo um amplo estudo para que essas mudanças, causem o menor prejuízo possível aos diretamente afetados. Acredito que seja levado em consideração o Principio da Legalidade e da Eficiência previstos no ART 37 da CRFB/ 88, a lei 5427/09 e principalmente que nos seja assegurado o exercício do direito de opinião previsto no Anexo da Portaria Ministerial SEDH/MJ Nº 02 de 15 dez 10, que estabelece Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública.
Sugeri também a criação da Escola de Formação de Sargentos direcionada para o público interno, e enfatizei os prejuizos a Administração e aos graduados da não continuidade dos concursos de acesso ao QOA.
Vale lembrar que não tratou-se de uma reunião com o CEL Chefe do EM ADM, e sim o recebimento deste graduado por questão de cortesia por parte daquela autoridade.

Deixo uma mensagem antes de engressar na pmerj pense não para desmotivar e sim para orientar os sálarios são baixos e hoje o plano de carreira está para ser mudado sendo assim entra soldado morre cabo
trakinas
trakinas
Moderador
Moderador

Mensagens : 166
Pontos : 5052
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 43

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty Re: A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por Rjlima Qua 16 Fev 2011 - 19:25

e verdade ja ouvi isso no programa do Wagner montes ele falo desse novo plano para o soldado da pm e ele estava revoltado. e ainda mais com o almento da corporaçao para os jogos olimpicos eles estam preocupados depois com o almento de patentes e salarios.
E brincadeira esse nosso governo No
Rjlima
Rjlima
Sargento - 1º SGT

Mensagens : 569
Pontos : 5438
Data de inscrição : 04/12/2010
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty Re: A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por trakinas Qua 16 Fev 2011 - 20:27

Rjlima escreveu:e verdade ja ouvi isso no programa do Wagner montes ele falo desse novo plano para o soldado da pm e ele estava revoltado. e ainda mais com o almento da corporaçao para os jogos olimpicos eles estam preocupados depois com o almento de patentes e salarios.
E brincadeira esse nosso governo No

Valeu rjlima muitos passaram por aqui mais vejo que apenas um deu importancia abraços
trakinas
trakinas
Moderador
Moderador

Mensagens : 166
Pontos : 5052
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 43

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty Re: A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por rodrigo e Qui 17 Fev 2011 - 6:39

se terminar a promoção por tempo, mas pelo menos o soldado tiver a chance de fazer o curso de cabo ou sargento, fica menos pior ne..... nao sou contra o cara ter q estudar para subir, porem tem q ter a vaga eo curso. se nao fica f.
rodrigo e
rodrigo e
Sargento - 3º SGT

Mensagens : 439
Pontos : 5380
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty Re: A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por afernandes Qui 17 Fev 2011 - 7:04

por isso que tds dizem que a pmerj sao dos oficiais!!!!!!!


sem curso...sem patente

afernandes
Cabo

Mensagens : 280
Pontos : 5174
Data de inscrição : 22/10/2010
Idade : 42
Localização : cabo frio

Minhas Notas
Português: 7
História: 5
Geografia: 5

Ir para o topo Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty Re: A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por Convidad Qui 17 Fev 2011 - 7:07

Não podemos esquecer do limite de idade que cada vez mais eles estão baixando, por um lado é bom que renova a corporação mas por outro lado existem pessoas de muito mais idade e de muito mais capacidade para exercer uma função de oficial. Temos que torcer realmente para que esse plano de não existir mais o limite de idade para corporações militares vigorar e todos capacitados terem chance

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty Re: A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por rodrigo e Qui 17 Fev 2011 - 7:20

afernandes escreveu:por isso que tds dizem que a pmerj sao dos oficiais!!!!!!!


sem curso...sem patente

não é so na PMERJ não, todo quartel é assim.... oficial a promoção é + rapida entre outra vantagens.
rodrigo e
rodrigo e
Sargento - 3º SGT

Mensagens : 439
Pontos : 5380
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty Re: A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por oliveira Qui 17 Fev 2011 - 7:59

Trakinas,

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

do texto acima.

Juntos Somos Fortes.
oliveira
oliveira
Sargento - 3º SGT

Mensagens : 388
Pontos : 5501
Data de inscrição : 29/06/2010

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty Re: A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por ((Eu)) Qui 17 Fev 2011 - 8:13

Trakinas,

Parabéns pelo texto, gosto da verdade nua e crua, doa a quem doer.
((Eu))
((Eu))
Sub Tenente

Mensagens : 657
Pontos : 5567
Data de inscrição : 23/11/2010
Localização : ((( Rio de Janeiro )))

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty Re: A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por rodrigo e Qui 17 Fev 2011 - 8:22

parabens mesmo, é bom q todos fiquem sabendo oq vira, para nao ter desculpa ""ja nao tem"" para fazer besteira na rua.
rodrigo e
rodrigo e
Sargento - 3º SGT

Mensagens : 439
Pontos : 5380
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A Dura realidade da PMERJ Empty Re: A Dura realidade da PMERJ

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos