EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
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HOMEN DE FERRO
operacional
levi de sousa sampaio
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EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
Caros colegas que possuem certificado de conclusao de ensino medio a distancia(rapido) fiquei sabendo que mesmo o diploma sendo reconhecido pela secretaria de educaçao e sendo publicado no diario oficial do rio de janeiro ,ainda a uma barreira ,tenho um amigo que entrou na pmerj em 2002,hoje ele ja e Cabo pm segundo ele o convocaram pra comparecer na cfap e orientaram a ele providenciar outro certificado,segundo meu colega na etapa do exame documental eles falam que quem possui este certificado deve providenciar outro......o engraçado e que fis uma pesquisa e os diplomas sao autorizados e reconhecidos e tem fe publica, inclusive em outros concursos sao reconhecidos e aceito.
caso seja o seu caso informe-se na cfap....
PARA CONHECIMENTO.
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levi de sousa sampaio- Aluno(a)
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
levi de sousa sampaio escreveu:Caros colegas que possuem certificado de conclusao de ensino medio a distancia(rapido) fiquei sabendo que mesmo o diploma sendo reconhecido pela secretaria de educaçao e sendo publicado no diario oficial do rio de janeiro ,ainda a uma barreira ,tenho um amigo que entrou na pmerj em 2002,hoje ele ja e Cabo pm segundo ele o convocaram pra comparecer na cfap e orientaram a ele providenciar outro certificado,segundo meu colega na etapa do exame documental eles falam que quem possui este certificado deve providenciar outro......o engraçado e que fis uma pesquisa e os diplomas sao autorizados e reconhecidos e tem fe publica, inclusive em outros concursos sao reconhecidos e aceito.
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fala ai irmão o meu certificado é de supletivo essa informação é oficial por que se o mesmo têm fé publica é reconhecido pelas autoridades de educação e mais se sai no diario oficial do estado que é um documento eles não podem pedir para cantidato arrumar outro certificado no edital não têm nada reprimindo esses tipos de diplomas e mais então os orgãos oficiais de educação não serve de nada?
operacional- Mensagens : 29
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
isso mesmo concordo com vc ate porque hoje realizo faculdade a distancia na universidade estacio de sa e isso me preoculpa ,nao podemos negar que exista descriminaçao nos cursos a distancia mais chegar ao ponto de nao querer aceitar isso e ilegal pois se tem fe publica e a legislaçao estadual do rio de janeiro aceita nao tem o que se descutir..
eu tambem realizei ensino medio a distancia em 2002 na epoca em que eu estava nas forças armadas e lembro que amigos meus hoje estao la na pmerj tambem o fiseram , entretanto vou la pessoalmente e conversar com o oficial responsavel pelo exame social e documental talves eles estejam colocando pressao psicologica nos candidatos.outra coisa hoje sou AGENTE PENITENCIARIO NO ESTADO DE MINAS GERAIS FUI APROVADO NO EXAME SOCIAL E DOCUMENTAL COMO VC MESMO DISSE SE ELES ENSISTIREM NAO PODEMOS BAIXAR A CABEÇA.
eu tambem realizei ensino medio a distancia em 2002 na epoca em que eu estava nas forças armadas e lembro que amigos meus hoje estao la na pmerj tambem o fiseram , entretanto vou la pessoalmente e conversar com o oficial responsavel pelo exame social e documental talves eles estejam colocando pressao psicologica nos candidatos.outra coisa hoje sou AGENTE PENITENCIARIO NO ESTADO DE MINAS GERAIS FUI APROVADO NO EXAME SOCIAL E DOCUMENTAL COMO VC MESMO DISSE SE ELES ENSISTIREM NAO PODEMOS BAIXAR A CABEÇA.
levi de sousa sampaio- Aluno(a)
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
levi de sousa
Então posta ai resposta que o oficial da pmerj de falar aqui estou no aquardo mas quem de falou isso? é oficial? se não aceita-se em concurso vc não deria entrado na secretaria de segurança penitenciaria no estado de minas gerais que um dos estados mais rigorosos do pais.
Então posta ai resposta que o oficial da pmerj de falar aqui estou no aquardo mas quem de falou isso? é oficial? se não aceita-se em concurso vc não deria entrado na secretaria de segurança penitenciaria no estado de minas gerais que um dos estados mais rigorosos do pais.
operacional- Mensagens : 29
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
com certeza parceiro...segunda feira eu vou la e te dou a resposta que me derao la...quem me informou sobre isso foi um cabo pm do 6ºbatalhao (tijuca) o que tem que observar e que existem alguns lugares que realmente estao lesando pessoas com supletivo rapido a distancia ,escolas sem o convenio com a secretaria eles devem estar generalizando as coisas isso nao pode acontecer...mas segunda eu vou postar aqui o que eles me falarem na cfap....
levi de sousa sampaio- Aluno(a)
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
Caro amigo em 2002 este tipo de diploma não era visto com bons olhos pois era o inicio deste trabalho .Mais nos dias hodiernos está prática se tornou comum e costumeira até as grandes universidades privadas adotaram esta súmula como prática, ofertando diversas graduações a distância.
A antes que me esqueça em 2001 tiveram vários desses cursos que não eram credenciados pelo mec sendo fechados pela sec.educação.talvez ai resida o principio das dores...
A antes que me esqueça em 2001 tiveram vários desses cursos que não eram credenciados pelo mec sendo fechados pela sec.educação.talvez ai resida o principio das dores...
HOMEN DE FERRO- Moderador
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
levi de sousa sampaio escreveu:Caros colegas que possuem certificado de conclusao de ensino medio a distancia(rapido) fiquei sabendo que mesmo o diploma sendo reconhecido pela secretaria de educaçao e sendo publicado no diario oficial do rio de janeiro ,ainda a uma barreira ,tenho um amigo que entrou na pmerj em 2002,hoje ele ja e Cabo pm segundo ele o convocaram pra comparecer na cfap e orientaram a ele providenciar outro certificado,segundo meu colega na etapa do exame documental eles falam que quem possui este certificado deve providenciar outro......o engraçado e que fis uma pesquisa e os diplomas sao autorizados e reconhecidos e tem fe publica, inclusive em outros concursos sao reconhecidos e aceito.
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Caro amigo em 2002 este tipo de diploma não era visto com bons olhos pois era o inicio deste trabalho .Mais nos dias hodiernos está prática se tornou comum e costumeira até as grandes universidades privadas adotaram esta súmula como prática, ofertando diversas graduações a distância.
A antes que me esqueça em 2001 tiveram vários desses cursos que não eram credenciados pelo mec sendo fechados pela sec.educação.talvez ai resida o principio das dores...
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HOMEN DE FERRO- Moderador
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busguerreiro22- Soldado
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005.
Vide Lei no 9.394, de 1996
Texto compilado
Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o que dispõem os arts. 8o, § 1o, e 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
DECRETA:
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1o Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
§ 1o A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para:
I - avaliações de estudantes;
II - estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente;
III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e
IV - atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.
Art. 2o A educação a distância poderá ser ofertada nos seguintes níveis e modalidades educacionais:
I - educação básica, nos termos do art. 30 deste Decreto;
II - educação de jovens e adultos, nos termos do art. 37 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
III - educação especial, respeitadas as especificidades legais pertinentes;
IV - educação profissional, abrangendo os seguintes cursos e programas:
a) técnicos, de nível médio; e
b) tecnológicos, de nível superior;
V - educação superior, abrangendo os seguintes cursos e programas:
a) seqüenciais;
b) de graduação;
c) de especialização;
d) de mestrado; e
e) de doutorado.
Art. 3o A criação, organização, oferta e desenvolvimento de cursos e programas a distância deverão observar ao estabelecido na legislação e em regulamentações em vigor, para os respectivos níveis e modalidades da educação nacional.
§ 1o Os cursos e programas a distância deverão ser projetados com a mesma duração definida para os respectivos cursos na modalidade presencial.
§ 2o Os cursos e programas a distância poderão aceitar transferência e aproveitar estudos realizados pelos estudantes em cursos e programas presenciais, da mesma forma que as certificações totais ou parciais obtidas nos cursos e programas a distância poderão ser aceitas em outros cursos e programas a distância e em cursos e programas presenciais, conforme a legislação em vigor.
Art. 4o A avaliação do desempenho do estudante para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas ou certificados dar-se-á no processo, mediante:
I - cumprimento das atividades programadas; e
II - realização de exames presenciais.
§ 1o Os exames citados no inciso II serão elaborados pela própria instituição de ensino credenciada, segundo procedimentos e critérios definidos no projeto pedagógico do curso ou programa.
§ 2o Os resultados dos exames citados no inciso II deverão prevalecer sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância.
Art. 5o Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional.
Parágrafo único. A emissão e registro de diplomas de cursos e programas a distância deverão ser realizados conforme legislação educacional pertinente.
Art. 6o Os convênios e os acordos de cooperação celebrados para fins de oferta de cursos ou programas a distância entre instituições de ensino brasileiras, devidamente credenciadas, e suas similares estrangeiras, deverão ser previamente submetidos à análise e homologação pelo órgão normativo do respectivo sistema de ensino, para que os diplomas e certificados emitidos tenham validade nacional.
Art. 7o Compete ao Ministério da Educação, mediante articulação entre seus órgãos, organizar, em regime de colaboração, nos termos dos arts. 8o, 9o, 10 e 11 da Lei no 9.394, de 1996, a cooperação e integração entre os sistemas de ensino, objetivando a padronização de normas e procedimentos para, em atendimento ao disposto no art. 80 daquela Lei:
I - credenciamento e renovação de credenciamento de instituições para oferta de educação a distância; e
II - autorização, renovação de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos ou programas a distância.
Parágrafo único. Os atos do Poder Público, citados nos incisos I e II, deverão ser pautados pelos Referenciais de Qualidade para a Educação a Distância, definidos pelo Ministério da Educação, em colaboração com os sistemas de ensino.
Art. 8o Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, organizarão e manterão sistemas de informação abertos ao público com os dados de:
I - credenciamento e renovação de credenciamento institucional;
II - autorização e renovação de autorização de cursos ou programas a distância;
III - reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos ou programas a distância; e
IV - resultados dos processos de supervisão e de avaliação.
Parágrafo único. O Ministério da Educação deverá organizar e manter sistema de informação, aberto ao público, disponibilizando os dados nacionais referentes à educação a distancia.
CAPÍTULO II
DO CREDENCIAMENTO DE INSTRUÇÕES PARA OFERTA DE CURSOS E
PROGRAMAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Art. 9o O ato de credenciamento para a oferta de cursos e programas na modalidade a distância destina-se às instituições de ensino, públicas ou privadas.
Parágrafo único. As instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, de comprovada excelência e de relevante produção em pesquisa, poderão solicitar credenciamento institucional, para a oferta de cursos ou programas a distância de:
I - especialização;
II - mestrado;
III - doutorado; e
IV - educação profissional tecnológica de pós-graduação.
Art. 10. Compete ao Ministério da Educação promover os atos de credenciamento de instituições para oferta de cursos e programas a distância para educação superior.
§ 1o O ato de credenciamento referido no caput considerará como abrangência para atuação da instituição de ensino superior na modalidade de educação a distância, para fim de realização das atividades presenciais obrigatórias, a sede da instituição acrescida dos endereços dos pólos de apoio presencial, mediante avaliação in loco, aplicando-se os instrumentos de avaliação pertinentes e as disposições da Lei no 10.870, de 19 de maio de 2004. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 2o As atividades presenciais obrigatórias, compreendendo avaliação, estágios, defesa de trabalhos ou prática em laboratório, conforme o art. 1o, § 1o, serão realizados na sede da instituição ou nos pólos de apoio presencial, devidamente credenciados. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 3o A instituição poderá requerer a ampliação da abrangência de atuação, por meio do aumento do número de pólos de apoio presencial, na forma de aditamento ao ato de credenciamento. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 4o O pedido de aditamento será instruído com documentos que comprovem a existência de estrutura física e recursos humanos necessários e adequados ao funcionamento dos pólos, observados os referenciais de qualidade, comprovados em avaliação in loco. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 5o No caso do pedido de aditamento visando ao funcionamento de pólo de apoio presencial no exterior, o valor da taxa será complementado pela instituição com a diferença do custo de viagem e diárias dos avaliadores no exterior, conforme cálculo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 6o O pedido de ampliação da abrangência de atuação, nos termos deste artigo, somente poderá ser efetuado após o reconhecimento do primeiro curso a distância da instituição, exceto na hipótese de credenciamento para educação a distância limitado à oferta de pós-graduação lato sensu. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 7o As instituições de educação superior integrantes dos sistemas estaduais que pretenderem oferecer cursos superiores a distância devem ser previamente credenciadas pelo sistema federal, informando os pólos de apoio presencial que integrarão sua estrutura, com a demonstração de suficiência da estrutura física, tecnológica e de recursos humanos. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
Art. 11. Compete às autoridades dos sistemas de ensino estadual e do Distrito Federal promover os atos de credenciamento de instituições para oferta de cursos a distância no nível básico e, no âmbito da respectiva unidade da Federação, nas modalidades de:
I - educação de jovens e adultos;
II - educação especial; e
III - educação profissional.
§ 1o Para atuar fora da unidade da Federação em que estiver sediada, a instituição deverá solicitar credenciamento junto ao Ministério da Educação.
§ 2o O credenciamento institucional previsto no § 1o será realizado em regime de colaboração e cooperação com os órgãos normativos dos sistemas de ensino envolvidos.
§ 3o Caberá ao órgão responsável pela educação a distância no Ministério da Educação, no prazo de cento e oitenta dias, contados da publicação deste Decreto, coordenar os demais órgãos do Ministério e dos sistemas de ensino para editar as normas complementares a este Decreto, para a implementação do disposto nos §§ 1o e 2o.
Art. 12. O pedido de credenciamento da instituição deverá ser formalizado junto ao órgão responsável, mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:
I - habilitação jurídica, regularidade fiscal e capacidade econômico-financeira, conforme dispõe a legislação em vigor;
II - histórico de funcionamento da instituição de ensino, quando for o caso;
III - plano de desenvolvimento escolar, para as instituições de educação básica, que contemple a oferta, a distância, de cursos profissionais de nível médio e para jovens e adultos;
IV - plano de desenvolvimento institucional, para as instituições de educação superior, que contemple a oferta de cursos e programas a distância;
V - estatuto da universidade ou centro universitário, ou regimento da instituição isolada de educação superior;
VI - projeto pedagógico para os cursos e programas que serão ofertados na modalidade a distância;
VII - garantia de corpo técnico e administrativo qualificado;
VIII - apresentar corpo docente com as qualificações exigidas na legislação em vigor e, preferencialmente, com formação para o trabalho com educação a distância;
IX - apresentar, quando for o caso, os termos de convênios e de acordos de cooperação celebrados entre instituições brasileiras e suas co-signatárias estrangeiras, para oferta de cursos ou programas a distância;
X - descrição detalhada dos serviços de suporte e infra-estrutura adequados à realização do projeto pedagógico, relativamente a:
a) instalações físicas e infra-estrutura tecnológica de suporte e atendimento remoto aos estudantes e professores;
b) laboratórios científicos, quando for o caso;
c) pólos de educação a distância, entendidos como unidades operativas, no País ou no exterior, que poderão ser organizados em conjunto com outras instituições, para a execução descentralizada de funções pedagógico-administrativas do curso, quando for o caso;
c) pólo de apoio presencial é a unidade operacional, no País ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância; (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
d) bibliotecas adequadas, inclusive com acervo eletrônico remoto e acesso por meio de redes de comunicação e sistemas de informação, com regime de funcionamento e atendimento adequados aos estudantes de educação a distância.
§ 1o A solicitação de credenciamento da instituição deve vir acompanhada de projeto pedagógico de pelo menos um curso ou programa a distância.
§ 2o No caso de instituições de ensino que estejam em funcionamento regular, poderá haver dispensa integral ou parcial dos requisitos citados no inciso I.
§ 1o O pedido de credenciamento da instituição para educação a distância deve vir acompanhado de pedido de autorização de pelo menos um curso na modalidade.(Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 2o O credenciamento para educação a distância que tenha por base curso de pós-graduação lato sensu ficará limitado a esse nível.(Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 3o A instituição credenciada exclusivamente para a oferta de pós-graduação lato sensu a distância poderá requerer a ampliação da abrangência acadêmica, na forma de aditamento ao ato de credenciamento. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
Art. 13. Para os fins de que trata este Decreto, os projetos pedagógicos de cursos e programas na modalidade a distância deverão:
I - obedecer às diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação para os respectivos níveis e modalidades educacionais;
II - prever atendimento apropriado a estudantes portadores de necessidades especiais;
III - explicitar a concepção pedagógica dos cursos e programas a distância, com apresentação de:
a) os respectivos currículos;
b) o número de vagas proposto;
c) o sistema de avaliação do estudante, prevendo avaliações presenciais e avaliações a distância; e
d) descrição das atividades presenciais obrigatórias, tais como estágios curriculares, defesa presencial de trabalho de conclusão de curso e das atividades em laboratórios científicos, bem como o sistema de controle de freqüência dos estudantes nessas atividades, quando for o caso.
Art. 14. O credenciamento de instituição para a oferta dos cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até cinco anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.
§ 1o A instituição credenciada deverá iniciar o curso autorizado no prazo de até doze meses, a partir da data da publicação do respectivo ato, ficando vedada, nesse período, a transferência dos cursos e da instituição para outra mantenedora.
Art. 14. O credenciamento de instituição para a oferta dos cursos ou programas a distância terá prazo de validade condicionado ao ciclo avaliativo, observado o Decreto no 5.773, de 2006, e normas expedidas pelo Ministério da Educação. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 1o A instituição credenciada deverá iniciar o curso autorizado no prazo de até doze meses, a partir da data da publicação do respectivo ato, ficando vedada a transferência de cursos para outra instituição. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 2o Caso a implementação de cursos autorizados não ocorra no prazo definido no § 1o, os atos de credenciamento e autorização de cursos serão automaticamente tornados sem efeitos.
§ 3o As renovações de credenciamento de instituições deverão ser solicitadas no período definido pela legislação em vigor e serão concedidas por prazo limitado, não superior a cinco anos.
§ 3o Os pedidos de credenciamento e recredenciamento para educação a distância observarão a disciplina processual aplicável aos processos regulatórios da educação superior, nos termos do Decreto no 5.773, de 2006, e normas expedidas pelo Ministério da Educação. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 4o Os resultados do sistema de avaliação mencionado no art. 16 deverão ser considerados para os procedimentos de renovação de credenciamento.
Art. 15. O ato de credenciamento de instituições para oferta de cursos ou programas a distância definirá a abrangência de sua atuação no território nacional, a partir da capacidade institucional para oferta de cursos ou programas, considerando as normas dos respectivos sistemas de ensino.
§ 1o A solicitação de ampliação da área de abrangência da instituição credenciada para oferta de cursos superiores a distância deverá ser feita ao órgão responsável do Ministério da Educação.
§ 2o As manifestações emitidas sobre credenciamento e renovação de credenciamento de que trata este artigo são passíveis de recurso ao órgão normativo do respectivo sistema de ensino.
Art. 15. Os pedidos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores a distância de instituições integrantes do sistema federal devem tramitar perante os órgãos próprios do Ministério da Educação. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 1o Os pedidos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores a distância oferecidos por instituições integrantes dos sistemas estaduais devem tramitar perante os órgãos estaduais competentes, a quem caberá a respectiva supervisão. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 2o Os cursos das instituições integrantes dos sistemas estaduais cujas atividades presenciais obrigatórias forem realizados em pólos de apoio presencial fora do Estado sujeitam-se a autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pelas autoridades competentes do sistema federal. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 3o A oferta de curso reconhecido na modalidade presencial, ainda que análogo ao curso a distância proposto, não dispensa a instituição do requerimento específico de autorização, quando for o caso, e reconhecimento para cada um dos cursos, perante as autoridades competente. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
Art. 16. O sistema de avaliação da educação superior, nos termos da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, aplica-se integralmente à educação superior a distância.
Art. 17. Identificadas deficiências, irregularidades ou descumprimento das condições originalmente estabelecidas, mediante ações de supervisão ou de avaliação de cursos ou instituições credenciadas para educação a distância, o órgão competente do respectivo sistema de ensino determinará, em ato próprio, observado o contraditório e ampla defesa:
I - instalação de diligência, sindicância ou processo administrativo;
II - suspensão do reconhecimento de cursos superiores ou da renovação de autorização de cursos da educação básica ou profissional;
III - intervenção;
IV - desativação de cursos; ou
V - descredenciamento da instituição para educação a distância.
§ 1o A instituição ou curso que obtiver desempenho insatisfatório na avaliação de que trata a Lei no 10.861, de 2004, ficará sujeita ao disposto nos incisos I a IV, conforme o caso.
§ 2o As determinações de que trata o caput são passíveis de recurso ao órgão normativo do respectivo sistema de ensino.
Vide Lei no 9.394, de 1996
Texto compilado
Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o que dispõem os arts. 8o, § 1o, e 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
DECRETA:
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1o Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
§ 1o A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para:
I - avaliações de estudantes;
II - estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente;
III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e
IV - atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.
Art. 2o A educação a distância poderá ser ofertada nos seguintes níveis e modalidades educacionais:
I - educação básica, nos termos do art. 30 deste Decreto;
II - educação de jovens e adultos, nos termos do art. 37 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
III - educação especial, respeitadas as especificidades legais pertinentes;
IV - educação profissional, abrangendo os seguintes cursos e programas:
a) técnicos, de nível médio; e
b) tecnológicos, de nível superior;
V - educação superior, abrangendo os seguintes cursos e programas:
a) seqüenciais;
b) de graduação;
c) de especialização;
d) de mestrado; e
e) de doutorado.
Art. 3o A criação, organização, oferta e desenvolvimento de cursos e programas a distância deverão observar ao estabelecido na legislação e em regulamentações em vigor, para os respectivos níveis e modalidades da educação nacional.
§ 1o Os cursos e programas a distância deverão ser projetados com a mesma duração definida para os respectivos cursos na modalidade presencial.
§ 2o Os cursos e programas a distância poderão aceitar transferência e aproveitar estudos realizados pelos estudantes em cursos e programas presenciais, da mesma forma que as certificações totais ou parciais obtidas nos cursos e programas a distância poderão ser aceitas em outros cursos e programas a distância e em cursos e programas presenciais, conforme a legislação em vigor.
Art. 4o A avaliação do desempenho do estudante para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas ou certificados dar-se-á no processo, mediante:
I - cumprimento das atividades programadas; e
II - realização de exames presenciais.
§ 1o Os exames citados no inciso II serão elaborados pela própria instituição de ensino credenciada, segundo procedimentos e critérios definidos no projeto pedagógico do curso ou programa.
§ 2o Os resultados dos exames citados no inciso II deverão prevalecer sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância.
Art. 5o Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional.
Parágrafo único. A emissão e registro de diplomas de cursos e programas a distância deverão ser realizados conforme legislação educacional pertinente.
Art. 6o Os convênios e os acordos de cooperação celebrados para fins de oferta de cursos ou programas a distância entre instituições de ensino brasileiras, devidamente credenciadas, e suas similares estrangeiras, deverão ser previamente submetidos à análise e homologação pelo órgão normativo do respectivo sistema de ensino, para que os diplomas e certificados emitidos tenham validade nacional.
Art. 7o Compete ao Ministério da Educação, mediante articulação entre seus órgãos, organizar, em regime de colaboração, nos termos dos arts. 8o, 9o, 10 e 11 da Lei no 9.394, de 1996, a cooperação e integração entre os sistemas de ensino, objetivando a padronização de normas e procedimentos para, em atendimento ao disposto no art. 80 daquela Lei:
I - credenciamento e renovação de credenciamento de instituições para oferta de educação a distância; e
II - autorização, renovação de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos ou programas a distância.
Parágrafo único. Os atos do Poder Público, citados nos incisos I e II, deverão ser pautados pelos Referenciais de Qualidade para a Educação a Distância, definidos pelo Ministério da Educação, em colaboração com os sistemas de ensino.
Art. 8o Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, organizarão e manterão sistemas de informação abertos ao público com os dados de:
I - credenciamento e renovação de credenciamento institucional;
II - autorização e renovação de autorização de cursos ou programas a distância;
III - reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos ou programas a distância; e
IV - resultados dos processos de supervisão e de avaliação.
Parágrafo único. O Ministério da Educação deverá organizar e manter sistema de informação, aberto ao público, disponibilizando os dados nacionais referentes à educação a distancia.
CAPÍTULO II
DO CREDENCIAMENTO DE INSTRUÇÕES PARA OFERTA DE CURSOS E
PROGRAMAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Art. 9o O ato de credenciamento para a oferta de cursos e programas na modalidade a distância destina-se às instituições de ensino, públicas ou privadas.
Parágrafo único. As instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, de comprovada excelência e de relevante produção em pesquisa, poderão solicitar credenciamento institucional, para a oferta de cursos ou programas a distância de:
I - especialização;
II - mestrado;
III - doutorado; e
IV - educação profissional tecnológica de pós-graduação.
Art. 10. Compete ao Ministério da Educação promover os atos de credenciamento de instituições para oferta de cursos e programas a distância para educação superior.
§ 1o O ato de credenciamento referido no caput considerará como abrangência para atuação da instituição de ensino superior na modalidade de educação a distância, para fim de realização das atividades presenciais obrigatórias, a sede da instituição acrescida dos endereços dos pólos de apoio presencial, mediante avaliação in loco, aplicando-se os instrumentos de avaliação pertinentes e as disposições da Lei no 10.870, de 19 de maio de 2004. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 2o As atividades presenciais obrigatórias, compreendendo avaliação, estágios, defesa de trabalhos ou prática em laboratório, conforme o art. 1o, § 1o, serão realizados na sede da instituição ou nos pólos de apoio presencial, devidamente credenciados. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 3o A instituição poderá requerer a ampliação da abrangência de atuação, por meio do aumento do número de pólos de apoio presencial, na forma de aditamento ao ato de credenciamento. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 4o O pedido de aditamento será instruído com documentos que comprovem a existência de estrutura física e recursos humanos necessários e adequados ao funcionamento dos pólos, observados os referenciais de qualidade, comprovados em avaliação in loco. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 5o No caso do pedido de aditamento visando ao funcionamento de pólo de apoio presencial no exterior, o valor da taxa será complementado pela instituição com a diferença do custo de viagem e diárias dos avaliadores no exterior, conforme cálculo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 6o O pedido de ampliação da abrangência de atuação, nos termos deste artigo, somente poderá ser efetuado após o reconhecimento do primeiro curso a distância da instituição, exceto na hipótese de credenciamento para educação a distância limitado à oferta de pós-graduação lato sensu. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 7o As instituições de educação superior integrantes dos sistemas estaduais que pretenderem oferecer cursos superiores a distância devem ser previamente credenciadas pelo sistema federal, informando os pólos de apoio presencial que integrarão sua estrutura, com a demonstração de suficiência da estrutura física, tecnológica e de recursos humanos. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
Art. 11. Compete às autoridades dos sistemas de ensino estadual e do Distrito Federal promover os atos de credenciamento de instituições para oferta de cursos a distância no nível básico e, no âmbito da respectiva unidade da Federação, nas modalidades de:
I - educação de jovens e adultos;
II - educação especial; e
III - educação profissional.
§ 1o Para atuar fora da unidade da Federação em que estiver sediada, a instituição deverá solicitar credenciamento junto ao Ministério da Educação.
§ 2o O credenciamento institucional previsto no § 1o será realizado em regime de colaboração e cooperação com os órgãos normativos dos sistemas de ensino envolvidos.
§ 3o Caberá ao órgão responsável pela educação a distância no Ministério da Educação, no prazo de cento e oitenta dias, contados da publicação deste Decreto, coordenar os demais órgãos do Ministério e dos sistemas de ensino para editar as normas complementares a este Decreto, para a implementação do disposto nos §§ 1o e 2o.
Art. 12. O pedido de credenciamento da instituição deverá ser formalizado junto ao órgão responsável, mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:
I - habilitação jurídica, regularidade fiscal e capacidade econômico-financeira, conforme dispõe a legislação em vigor;
II - histórico de funcionamento da instituição de ensino, quando for o caso;
III - plano de desenvolvimento escolar, para as instituições de educação básica, que contemple a oferta, a distância, de cursos profissionais de nível médio e para jovens e adultos;
IV - plano de desenvolvimento institucional, para as instituições de educação superior, que contemple a oferta de cursos e programas a distância;
V - estatuto da universidade ou centro universitário, ou regimento da instituição isolada de educação superior;
VI - projeto pedagógico para os cursos e programas que serão ofertados na modalidade a distância;
VII - garantia de corpo técnico e administrativo qualificado;
VIII - apresentar corpo docente com as qualificações exigidas na legislação em vigor e, preferencialmente, com formação para o trabalho com educação a distância;
IX - apresentar, quando for o caso, os termos de convênios e de acordos de cooperação celebrados entre instituições brasileiras e suas co-signatárias estrangeiras, para oferta de cursos ou programas a distância;
X - descrição detalhada dos serviços de suporte e infra-estrutura adequados à realização do projeto pedagógico, relativamente a:
a) instalações físicas e infra-estrutura tecnológica de suporte e atendimento remoto aos estudantes e professores;
b) laboratórios científicos, quando for o caso;
c) pólos de educação a distância, entendidos como unidades operativas, no País ou no exterior, que poderão ser organizados em conjunto com outras instituições, para a execução descentralizada de funções pedagógico-administrativas do curso, quando for o caso;
c) pólo de apoio presencial é a unidade operacional, no País ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância; (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
d) bibliotecas adequadas, inclusive com acervo eletrônico remoto e acesso por meio de redes de comunicação e sistemas de informação, com regime de funcionamento e atendimento adequados aos estudantes de educação a distância.
§ 1o A solicitação de credenciamento da instituição deve vir acompanhada de projeto pedagógico de pelo menos um curso ou programa a distância.
§ 2o No caso de instituições de ensino que estejam em funcionamento regular, poderá haver dispensa integral ou parcial dos requisitos citados no inciso I.
§ 1o O pedido de credenciamento da instituição para educação a distância deve vir acompanhado de pedido de autorização de pelo menos um curso na modalidade.(Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 2o O credenciamento para educação a distância que tenha por base curso de pós-graduação lato sensu ficará limitado a esse nível.(Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 3o A instituição credenciada exclusivamente para a oferta de pós-graduação lato sensu a distância poderá requerer a ampliação da abrangência acadêmica, na forma de aditamento ao ato de credenciamento. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
Art. 13. Para os fins de que trata este Decreto, os projetos pedagógicos de cursos e programas na modalidade a distância deverão:
I - obedecer às diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação para os respectivos níveis e modalidades educacionais;
II - prever atendimento apropriado a estudantes portadores de necessidades especiais;
III - explicitar a concepção pedagógica dos cursos e programas a distância, com apresentação de:
a) os respectivos currículos;
b) o número de vagas proposto;
c) o sistema de avaliação do estudante, prevendo avaliações presenciais e avaliações a distância; e
d) descrição das atividades presenciais obrigatórias, tais como estágios curriculares, defesa presencial de trabalho de conclusão de curso e das atividades em laboratórios científicos, bem como o sistema de controle de freqüência dos estudantes nessas atividades, quando for o caso.
Art. 14. O credenciamento de instituição para a oferta dos cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até cinco anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.
§ 1o A instituição credenciada deverá iniciar o curso autorizado no prazo de até doze meses, a partir da data da publicação do respectivo ato, ficando vedada, nesse período, a transferência dos cursos e da instituição para outra mantenedora.
Art. 14. O credenciamento de instituição para a oferta dos cursos ou programas a distância terá prazo de validade condicionado ao ciclo avaliativo, observado o Decreto no 5.773, de 2006, e normas expedidas pelo Ministério da Educação. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 1o A instituição credenciada deverá iniciar o curso autorizado no prazo de até doze meses, a partir da data da publicação do respectivo ato, ficando vedada a transferência de cursos para outra instituição. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 2o Caso a implementação de cursos autorizados não ocorra no prazo definido no § 1o, os atos de credenciamento e autorização de cursos serão automaticamente tornados sem efeitos.
§ 3o As renovações de credenciamento de instituições deverão ser solicitadas no período definido pela legislação em vigor e serão concedidas por prazo limitado, não superior a cinco anos.
§ 3o Os pedidos de credenciamento e recredenciamento para educação a distância observarão a disciplina processual aplicável aos processos regulatórios da educação superior, nos termos do Decreto no 5.773, de 2006, e normas expedidas pelo Ministério da Educação. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 4o Os resultados do sistema de avaliação mencionado no art. 16 deverão ser considerados para os procedimentos de renovação de credenciamento.
Art. 15. O ato de credenciamento de instituições para oferta de cursos ou programas a distância definirá a abrangência de sua atuação no território nacional, a partir da capacidade institucional para oferta de cursos ou programas, considerando as normas dos respectivos sistemas de ensino.
§ 1o A solicitação de ampliação da área de abrangência da instituição credenciada para oferta de cursos superiores a distância deverá ser feita ao órgão responsável do Ministério da Educação.
§ 2o As manifestações emitidas sobre credenciamento e renovação de credenciamento de que trata este artigo são passíveis de recurso ao órgão normativo do respectivo sistema de ensino.
Art. 15. Os pedidos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores a distância de instituições integrantes do sistema federal devem tramitar perante os órgãos próprios do Ministério da Educação. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 1o Os pedidos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores a distância oferecidos por instituições integrantes dos sistemas estaduais devem tramitar perante os órgãos estaduais competentes, a quem caberá a respectiva supervisão. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 2o Os cursos das instituições integrantes dos sistemas estaduais cujas atividades presenciais obrigatórias forem realizados em pólos de apoio presencial fora do Estado sujeitam-se a autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pelas autoridades competentes do sistema federal. (Redação dada pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
§ 3o A oferta de curso reconhecido na modalidade presencial, ainda que análogo ao curso a distância proposto, não dispensa a instituição do requerimento específico de autorização, quando for o caso, e reconhecimento para cada um dos cursos, perante as autoridades competente. (Incluído pelo Decreto nº 6.303, de 2007)
Art. 16. O sistema de avaliação da educação superior, nos termos da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, aplica-se integralmente à educação superior a distância.
Art. 17. Identificadas deficiências, irregularidades ou descumprimento das condições originalmente estabelecidas, mediante ações de supervisão ou de avaliação de cursos ou instituições credenciadas para educação a distância, o órgão competente do respectivo sistema de ensino determinará, em ato próprio, observado o contraditório e ampla defesa:
I - instalação de diligência, sindicância ou processo administrativo;
II - suspensão do reconhecimento de cursos superiores ou da renovação de autorização de cursos da educação básica ou profissional;
III - intervenção;
IV - desativação de cursos; ou
V - descredenciamento da instituição para educação a distância.
§ 1o A instituição ou curso que obtiver desempenho insatisfatório na avaliação de que trata a Lei no 10.861, de 2004, ficará sujeita ao disposto nos incisos I a IV, conforme o caso.
§ 2o As determinações de que trata o caput são passíveis de recurso ao órgão normativo do respectivo sistema de ensino.
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
Espero ter Ajudado
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
Pacheco escreveu:Espero ter Ajudado
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faleu fera pela iniciativa!!
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
Show de bolaPacheco escreveu:Espero ter Ajudado
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
levi de sousa sampaio escreveu:isso mesmo concordo com vc ate porque hoje realizo faculdade a distancia na universidade estacio de sa e isso me preoculpa ,nao podemos negar que exista descriminaçao nos cursos a distancia mais chegar ao ponto de nao querer aceitar isso e ilegal pois se tem fe publica e a legislaçao estadual do rio de janeiro aceita nao tem o que se descutir..
eu tambem realizei ensino medio a distancia em 2002 na epoca em que eu estava nas forças armadas e lembro que amigos meus hoje estao la na pmerj tambem o fiseram , entretanto vou la pessoalmente e conversar com o oficial responsavel pelo exame social e documental talves eles estejam colocando pressao psicologica nos candidatos.outra coisa hoje sou AGENTE PENITENCIARIO NO ESTADO DE MINAS GERAIS FUI APROVADO NO EXAME SOCIAL E DOCUMENTAL COMO VC MESMO DISSE SE ELES ENSISTIREM NAO PODEMOS BAIXAR A CABEÇA.
levi vc é egente em qual cidade ou unidade...? tb sou na cidade de juiz de fora.
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
hop.....sou agente na cidade de contagem......trabalho 2ºCERESP.....SALDAÇAO ......TA AI NESSA LUTA TAMBEM IRMAO......TO NA COLOCAÇAO 3396 TO COM ESPERANÇA VAMOS VER NO QUE VAI DAR ...ABRAÇAO.
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
levi de sousa sampaio escreveu:hop.....sou agente na cidade de contagem......trabalho 2ºCERESP.....SALDAÇAO ......TA AI NESSA LUTA TAMBEM IRMAO......TO NA COLOCAÇAO 3396 TO COM ESPERANÇA VAMOS VER NO QUE VAI DAR ...ABRAÇAO.
TA DENTRO MULEKÃO .
POIS É O SISTEMA SÓ TEM DESILUSÃO...ESTAREMOS TROCANDO CEBOLA, MAS, GANHAREMOS RESPEITO...CERTO? PRERROGATIVA É TUDO...VC ENTENDE...VLW ABRAÇO , HÁ, ESTOU NA POSIÇÃO 7000 E ALGUMA COISA, NÃO ENTENDI MUITO COMO FOI ESTA APURAÇÃO DE PONTOS ,34 PONTOS MAS 5,5 FIQUEI MEIO DESCONFIADO, MAS ESTOU CONFIANTE. BOA SORTE!!!
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
Uma coisa que até agora ninguém soube responder. Cara tem + ou – uns 1.000 com a mesma nota que a minha. E agora? Qual o critério de desempate.. Isso me preocupa. Mas vamos enfrente.
Há!! Sei que História Português, etc. são critérios de desempate, mas mesmo assim, têm muitos com a mesmíssima nota em todas as matérias e redação. E agora??????
Abraço
Há!! Sei que História Português, etc. são critérios de desempate, mas mesmo assim, têm muitos com a mesmíssima nota em todas as matérias e redação. E agora??????
Abraço
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
poxa fera eu ñ sei se e verdade. + dizem q quando isso acontece eles vão pela idadePacheco escreveu:Uma coisa que até agora ninguém soube responder. Cara tem + ou – uns 1.000 com a mesma nota que a minha. E agora? Qual o critério de desempate.. Isso me preocupa. Mas vamos enfrente.
Há!! Sei que História Português, etc. são critérios de desempate, mas mesmo assim, têm muitos com a mesmíssima nota em todas as matérias e redação. E agora??????
Abraço
o mais velho vai na frete.será
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
O edital não fala nada sobre isso. Novidade né. Puts. Cara é fogo não saber das coisas precisamente.
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
Pacheco escreveu:Uma coisa que até agora ninguém soube responder. Cara tem + ou – uns 1.000 com a mesma nota que a minha. E agora? Qual o critério de desempate.. Isso me preocupa. Mas vamos enfrente.
Há!! Sei que História Português, etc. são critérios de desempate, mas mesmo assim, têm muitos com a mesmíssima nota em todas as matérias e redação. E agora??????
Abraço
IRMÃO QUAL SUA NOTA PROVA E REDAÇÃO E IDADE?
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
Pacheco escreveu:O edital não fala nada sobre isso. Novidade né. Puts. Cara é fogo não saber das coisas precisamente.
um ex sogro meu passou numa prova da prefeitura do RJ, e ele tb tinha empatado
nas notas com mt gente, + foi chamado primeiro por ser bem + velho q os demais.
e ñ falava nada no edital tb.
pode ser q eles usem esse critério tb.
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
marcelo nicolau escreveu:Pacheco escreveu:O edital não fala nada sobre isso. Novidade né. Puts. Cara é fogo não saber das coisas precisamente.
um ex sogro meu passou numa prova da prefeitura do RJ, e ele tb tinha empatado
nas notas com mt gente, + foi chamado primeiro por ser bem + velho q os demais.
e ñ falava nada no edital tb.
pode ser q eles usem esse critério tb.
PASSADOS OS CRITÉRIOS DE DESEMPATE A IDADE É O CRITÉRIO , LEVA O MAS VELHO.
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
HOMEM DE FERRO escreveu: IDADE
ISSO MESMO, IDADE...TIRANDO BASE POR OUTROS CONCURSOS, ESTE NÃO SERIA DIFERENTE. ACREDITO EU.
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
JJ ASP escreveu:Pacheco escreveu:Uma coisa que até agora ninguém soube responder. Cara tem + ou – uns 1.000 com a mesma nota que a minha. E agora? Qual o critério de desempate.. Isso me preocupa. Mas vamos enfrente.
Há!! Sei que História Português, etc. são critérios de desempate, mas mesmo assim, têm muitos com a mesmíssima nota em todas as matérias e redação. E agora??????
Abraço
IRMÃO QUAL SUA NOTA PROVA E REDAÇÃO E IDADE?
Te mandei por MP OK?
ABraço
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Re: EXAME DOCUMENTAL/ATENÇAO PORTADORES DE DIPLOMA DE ENSINO MEDIO A DISTANCIA
Pacheco escreveu:JJ ASP escreveu:Pacheco escreveu:Uma coisa que até agora ninguém soube responder. Cara tem + ou – uns 1.000 com a mesma nota que a minha. E agora? Qual o critério de desempate.. Isso me preocupa. Mas vamos enfrente.
Há!! Sei que História Português, etc. são critérios de desempate, mas mesmo assim, têm muitos com a mesmíssima nota em todas as matérias e redação. E agora??????
Abraço
IRMÃO QUAL SUA NOTA PROVA E REDAÇÃO E IDADE?
Te mandei por MP OK?
ABraço
VI LA...AMIGO ...SO PRA SABER SE VC ESTAVA COM A MESMA NOTA QUE A MINHA E AGENTE VERIA QUAL FOI O CRITERIO...MAS TA TRANKILO...VAMOS TORCER PRA CHAMAR UMA GALERA AI...ACHEI QUE O CRITERIO ESTA MUITO ESTRANHO..MAS O NEGOCIO É ESPERAR E TORCER...VLW ABRAÇO BOA SORTE
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