Concurso PMERJ
Seja bem vindo!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Concurso PMERJ
Seja bem vindo!
Concurso PMERJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROVA CFSD 2014 COMENTEM

+82
Futuro Aprovado na PMERJ
M.aguiar
thiagofuzileiro
PRISCILLA ASSIS
SD M SANTOS
Maike
keity freira de araujo
candidato14010
Thays Sacramento
Diego Rebello de Lima
lbarcellos
gustavobh
Jeffersonsds
MARE 0
ariana silva porto
vinidafla
Clemente
Cerqueira
rbraddock
fabrício tst022
david oliveira
diogomendes
irineu moraes
dieguinhu8
marceljob
daianalacosta
eloahrosario
PERES
busguerreiro22
madeinrio
Pedro Alvim
Luana1987
davidferro
PL. MARQUES
Fábio_Bangu
Th. Magalhães
bruno_nog
pedrob4l4
rodolfobbp
mistermx
wesleyvicio
M.Salviano
Rodrigo fise
Unnamed
joana...
Pet - Ramalho
PAULINHA DE NITEROI
Nady Degow
Van Damme
aleamiga
Fernandes.
Joás Santos
J Silva
GVital
Jaqueline santos
Fabiano Dias
diogo bras
h.alvess
jleal
Militar Br
eleizacruz
Mello-FEM
SDSILVA
dimitrios
felipe trindade
eduardosilva
Byara Cruz
t-andrieta
hasgard00
alexcoelholima
joiceq
furador
Thiago85
johnnypqd
RAFAELZÃO
joylaise
sd lira
UlyssesdaCruz
Negah Joice
RomaNunes
Nathali
rcsousa
86 participantes

Página 18 de 40 Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19 ... 29 ... 40  Seguinte

Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por eduardosilva Ter 2 Set 2014 - 17:33

Galera boa noite quem quiser participar desse grupo do whatsapp pode adicionar esse numero...esse grupo só troca informação dos recursos e questões de prova para serem anuladas... 21 997911515...só entra
valeu...
eduardosilva
eduardosilva
Aluno(a)

Mensagens : 124
Pontos : 4329
Data de inscrição : 01/11/2012
Idade : 37
Localização : RIO DE JANEIRO

Minhas Notas
Português: 08
História: 03
Geografia: 03

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por eloahrosario Ter 2 Set 2014 - 17:38

Galera, acabei de ficar sabendo de uma pessoa ue trabalha na corregedo. que o concurso foi cancelado. Alguém esá sabendo de alguma coisa?

eloahrosario

Mensagens : 5
Pontos : 3882
Data de inscrição : 30/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por madeinrio Ter 2 Set 2014 - 17:41

Alguém tem modelo de recurso? Só pode um por candidato? Pois consta isso no edital.
madeinrio
madeinrio

Mensagens : 9
Pontos : 3849
Data de inscrição : 07/11/2013

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por rcsousa Ter 2 Set 2014 - 18:08

madeinrio escreveu:Alguém tem modelo de recurso? Só pode um por candidato? Pois consta isso no edital.

Um por candidato em cada questão.
rcsousa
rcsousa
Cabo

Mensagens : 273
Pontos : 3890
Data de inscrição : 02/07/2014
Localização : Rio das Ostras - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por jleal Ter 2 Set 2014 - 18:20

busguerreiro22 escreveu:
jleal escreveu:E mais essa agora o site da exatus esta com uma mensagem de que a conta foi suspensa, ou seja, tiraram o site do ar.


Está fora do ar pelo congestionamento de recursos sendo enviados.Vamos enviar mais e mais essa prova foi um absurdo.

Eu acho que não é pelo congestionamento não, posso estar enganado, mas quando ocorre isso não aparece esse tipo de mensagem, e quando a gente entra no site esta la escrito que a conta foi suspensa e se conta foi suspensa é porque tiraram do ar, q é uma pu.. de uma sacanagem pra que esta tentado interpor recurso
jleal
jleal

Mensagens : 29
Pontos : 3570
Data de inscrição : 01/09/2014
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por rcsousa Ter 2 Set 2014 - 18:26

já está on o site.
rcsousa
rcsousa
Cabo

Mensagens : 273
Pontos : 3890
Data de inscrição : 02/07/2014
Localização : Rio das Ostras - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por jleal Ter 2 Set 2014 - 18:30

rcsousa escreveu:já está on o site.

Não consegui entrar ainda, mas já que voltou ao normal show de bola.
jleal
jleal

Mensagens : 29
Pontos : 3570
Data de inscrição : 01/09/2014
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por rcsousa Ter 2 Set 2014 - 18:31

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
rcsousa
rcsousa
Cabo

Mensagens : 273
Pontos : 3890
Data de inscrição : 02/07/2014
Localização : Rio das Ostras - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por jleal Ter 2 Set 2014 - 18:37

Vi essa reportagem na band tmb no cidade alerta rio, realmente foi falado isso, que não tem indicios que justifique o cancelamento da prova, e que teria que verificar a veracidade das imagens e etc.
jleal
jleal

Mensagens : 29
Pontos : 3570
Data de inscrição : 01/09/2014
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por rcsousa Ter 2 Set 2014 - 18:44

Nada será anulado, somente as questões..
rcsousa
rcsousa
Cabo

Mensagens : 273
Pontos : 3890
Data de inscrição : 02/07/2014
Localização : Rio das Ostras - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por madeinrio Ter 2 Set 2014 - 18:48

rcsousa escreveu:
madeinrio escreveu:Alguém tem modelo de recurso? Só pode um por candidato? Pois consta isso no edital.

Um por candidato em cada questão.

Valeu rcsousa!! Quais questões você já fez?
madeinrio
madeinrio

Mensagens : 9
Pontos : 3849
Data de inscrição : 07/11/2013

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por rcsousa Ter 2 Set 2014 - 18:55

fiz 6 questões se não me engano, amigo.
2 Informática
2 História
1 Português

é, foram 5.
rcsousa
rcsousa
Cabo

Mensagens : 273
Pontos : 3890
Data de inscrição : 02/07/2014
Localização : Rio das Ostras - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por rcsousa Ter 2 Set 2014 - 19:09

Dá um reforço lá em informática nos recursos em galera..Sigam a dica que dei sobre o caminho indicado na prova está incorreto com a realidade do aplicativo.
rcsousa
rcsousa
Cabo

Mensagens : 273
Pontos : 3890
Data de inscrição : 02/07/2014
Localização : Rio das Ostras - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por Thiago85 Ter 2 Set 2014 - 19:14

jleal escreveu:Vi essa reportagem na band tmb no cidade alerta rio, realmente foi falado isso, que não tem indicios que justifique o cancelamento da prova, e que teria que verificar a veracidade das imagens e etc.

Verdade, ainda não existem motivos comprovados para cancelarem a prova. Na verdade acho praticamente impossível cancelar a prova... e mesmo se cancelarem, a banca continuá sendo a Exatus por principalmente duas razões:

1 - Ela foi a vencedora da licitação.

2 - A mudança de banca geraria inúmeros problemas: A outra banca, óbvio, não iria fazer o concurso de graça. Quem pagaria? Mesmo que a Exatus devolvesse o dinheiro da inscrição, isso demoraria MESES, porquê ela com certeza recorreria da decisão na justiça, e já sabemos como a justiça demora nesse país. Vamos supor que o candidato pague uma outra inscrição a uma outra banca enquanto aguarda na justiça a devolução por parte da Exatus. Essa nova banca teria que preparar um edital, e lá se vai tempo... no edital viria a data do prazo de inscrição... e maaais tempo... e uma outra data de prova... pode colocar aí 1 ano... rs

E aí.......... por algum motivo os candidatos aprovados agora são reprovados no outro concurso: MAIS ações judiciais...

Resumindo... Na minha opinião acho impossível! (a não ser que apareçam PROVAS INCONTESTÁVEIS DE FRAUDE) aí já são outros 500...
Thiago85
Thiago85
Aluno(a)

Mensagens : 57
Pontos : 4113
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 38
Localização : Campo Grande

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por daianalacosta Ter 2 Set 2014 - 19:27

A prova não estava difícil pra quem estudou a matéria, mas a parte de informática e história eles sacanearam legal, nada a ver essa perguntas de história, que geralmente não são pedidos e nem aprofundados no assunto Brasil e império. A parte de informática eles colocaram a nível de profissional e não de usuário. É uma pena eu não consegui me classificar só por causa de história! Crying or Very sad
Se alguém souber se dá pra anular alguma de história me avisem por favor!

daianalacosta

Mensagens : 1
Pontos : 3551
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por rcsousa Ter 2 Set 2014 - 20:05

Creio que a maioria da galera aqui está pleiteando informática e história né?
rcsousa
rcsousa
Cabo

Mensagens : 273
Pontos : 3890
Data de inscrição : 02/07/2014
Localização : Rio das Ostras - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por marceljob Ter 2 Set 2014 - 20:32

eduardosilva escreveu:GALERA ENTREI COM RECURSO
NAS SEGUINTES MATÉRIAS
PORTUGUÊS 2
HISTORIA 2
INFORMATICA 3
SOCIOLOGIA 1
GEOGRAFIA POR QUE OS ARGUMENTO QUE EU TINHA ERAM MUITOS
POUCOS...SE ALGUÉM QUISER ME MANDAR ALGUM RECURSO ...POSTA AQUI QUE 
MANDO....
Manda para mim os recursos eduardo quero entrar tbm.

marceljob

Mensagens : 1
Pontos : 3545
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por Rodrigo fise Ter 2 Set 2014 - 20:42

Em qual questão de sociologia q vc entrou com recurso amigo?

Rodrigo fise

Mensagens : 9
Pontos : 3876
Data de inscrição : 08/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por jleal Ter 2 Set 2014 - 20:43

Thiago85 escreveu:
jleal escreveu:Vi essa reportagem na band tmb no cidade alerta rio, realmente foi falado isso, que não tem indicios que justifique o cancelamento da prova, e que teria que verificar a veracidade das imagens e etc.

Verdade, ainda não existem motivos comprovados para cancelarem a prova. Na verdade acho praticamente impossível cancelar a prova... e mesmo se cancelarem, a banca continuá sendo a Exatus por principalmente duas razões:

1 - Ela foi a vencedora da licitação.

2 - A mudança de banca geraria inúmeros problemas: A outra banca, óbvio, não iria fazer o concurso de graça. Quem pagaria? Mesmo que a Exatus devolvesse o dinheiro da inscrição, isso demoraria MESES, porquê ela com certeza recorreria da decisão na justiça, e já sabemos como a justiça demora nesse país. Vamos supor que o candidato pague uma outra inscrição a uma outra banca enquanto aguarda na justiça a devolução por parte da Exatus. Essa nova banca teria que preparar um edital, e lá se vai tempo... no edital viria a data do prazo de inscrição... e maaais tempo... e uma outra data de prova... pode colocar aí 1 ano... rs

E aí.......... por algum motivo os candidatos aprovados agora são reprovados no outro concurso: MAIS ações judiciais...

Resumindo... Na minha opinião acho impossível! (a não ser que apareçam PROVAS INCONTESTÁVEIS DE FRAUDE) aí já são outros 500...

Com certeza Thiago, concordo com tudo que você falou, realmente seria um transtormo muito grande se anularem a prova, porque tem muita coisa em jogo. Mas se aquelas imagens que foram vazadas, principalmente aquela que tem 2 pessoas com malotes de prova deslacradas forem constatadas a sua veracidade, ai nao vai ter jeito, com certeza o processo seletivo sera anulado.
jleal
jleal

Mensagens : 29
Pontos : 3570
Data de inscrição : 01/09/2014
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por johnnypqd Ter 2 Set 2014 - 21:08

galera, vai soltando os recursos ae pra galera parafrasear !
johnnypqd
johnnypqd
Aluno(a)

Mensagens : 75
Pontos : 4212
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 34
Localização : Jacarepaguá

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por hasgard00 Ter 2 Set 2014 - 21:12

Galera seguem recursos formulados pro professores do meu curso.

PORTUGUÊS
Questão 05 (prova branca)
A questão pede a alternativa INCORRETA, dando como gabarito a letra D ("há" (17º parágrafo) está no presente do indicativo, o verbo haver quando pessoal, não se usa na 2ª pessoa do singular do imperativo negativo).
No entanto, a letra C também apresenta erro, porque indica que o verbo CHEGAR - no presente do subjuntivo - evidencia MOVIMENTO.
Isso é um erro: o verbo CHEGAR, no trecho "(...) se eu der dinheiro todo dia não há dinheiro que CHEGUE", é sinônimo de BASTAR. Indica, pois, quantidade suficiente, limite e não movimento.



INFORMÁTICA

Recurso Prova SD PM-RJ / 2014 - Informatica.
Segundo o edital que aborda a necessidade de conhecimento de editores de texto, planilhas e apresentações e a bibiografia do edital com MS Office 2007, constatamos que as questões de MS Word 2013 e MS Excel 2013 fogem ao edital. Não podendo desta forma ser avaliadas na prova de Soldado da PM-RJ 2014 no dia 31 de agosto de 2014. Desta forma, venho solicitar a anulação das mesmas por não estar de acordo com o edital da referida prova.




HISTÓRIA
- REFORMAS POMBALINAS (Mais de uma alternativa correta)
Dentre as possíveis de anulação, a mais polêmica. Muitos alunos marcaram a alternativa sobre "expulsão dos jesuítas", alegando "Ué, Pombal não expulsou os jesuítas?". Vejam, todas as alternativas dizem respeito a atos reformistas de Pombal, porém a questão pede a alternativa que diz respeito à medida que causou "desagrado de muito daqueles que viviam das regalias oferecidas pela Coroa". Num olhar rápido, a alternativa d (gabarito oficial) é a mais clara, já que cita controle de gastos e redução de custos. NO ENTANTO, a expulsão de jesuítas pode ser considerada uma medida que desagradou uma classe que possuía benefícios em face à Coroa, já que com a expulsão dos territórios portugueses, os jesuítas perderam o monopólio educacional, além de grandes extensões de terra (não seriam regalias dadas pela Coroa?).
Além da questão jesuítica, a própria criação da Companhia Geral de Comércio do Maranhão proporcionou perda de privilégios, desagrados, já que acarretou perda que dos privilégios monopolistas dos comerciantes em Portugal. Sendo assim, a questão possui mais de uma alternativa correta.




- BATALHA DE JENIPAPO (Especificidade, ausência em concursos anteriores e em livros didáticos)
A problemática inserida na respectiva questão diz respeito à própria Batalha. Há o conhecimento sobre a realização de tal batalha, resistente ao processo de consolidação da Independência nacional, porém, tal temática, não encontra-se em materiais didáticos, tampouco não há evidências de ter sido abordada em quaisquer concursos pelo Brasil. Desta forma, pela ausência de um debate acerca (material didático, provas anteriores...) que propiciasse o conhecimento por parte dos que prestaram concurso em suas respectivas preparações.
* Como a Exatus anulou na prova de CFO ocorrida neste ano a questão referente à Guerra do Paraguai pelo simples fato de ter se embasado numa referência historiográfica "ultrapassada", tal anulação se faz possível, e necessária, já que "Batalha do Jenipapo" tem um quê de especificidade e não está presente em meios didáticos de estudo.



- REVOLUÇÃO DE AVIS (Ausência no Edital)
Revisando o edital da prova, percebi que o primeiro ponto referente ao conteúdo de História tange à "Expansão Ultramarina Portuguesa dos Séculos XV e XVI". Assim, pode-se indagar a questão relacionada à Revolução de Avis. Tal fato é referente à segunda metade do século XIV e desenvolve-se em torno da Formação do Estado de Portugal - temática esta não presente no Edital.
* Acredito que pode ser alegado que para a compreensão das Navegações, seria necessário reportar à formação do Estado português, o que de fato é, mas desta forma, seria também, necessária a presença desta temática no Edital. Assim, há uma problemática cronológica (o edital inicia-se a partir do XV, e tal questão é do século anterior), e de temática, já que tange ao processo de unificação dos ditos Estados Modernos, também ausente do edital.



SOCIOLOGIA
A questão 13 da prova objetiva AZUL está fora do conteúdo programático, devendo ser anulada, conforme será devidamente comprovado abaixo. O Edital que dispôs sobre Concurso Público para provimento do cargo público efetivo da PMERJ soldado 2014, indicou em seu anexo III os Programas e Sugestões Bibliográficas, estabelecendo, no que se refere ao conteúdo de sociologia o seguinte:
Conteúdo Programático:
Relações entre indivíduo e sociedade, distinção do espaço público e privado, o Estado e os direitos humanos, cidadania e diversidade.
Bibliografia/Sociologia:
Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia. SP: Editora Ática, 2001. 20ª Edição, 4ª Reimpressão.
Cap. 3 – Comunidade, Cidadania e Minorias
Cap. 4 – Agrupamentos Sociais
Cap. 5 – Fundamentos Econômicos da Sociedade
Cap. 6 – Estratificação e Mobilidade Social
Cap.9 – Mudança Social
Cap. 10 – O subdesenvolvimento

CONFORME PODE SER CONSTATADO, O EDITAL NAO INDICOU A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM, sendo que a questão 13 da prova objetiva azul abordou tal tema.
A inclusão na prova de conteúdo que excede o indicado pelo edital viola o princípio da vinculação ao instrumento convocatório, conforme previsto no art. 41, caput, da Lei nº 8.666/93, senão vejamos: “A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada”.
O edital é a Lei interna do certame, vinculando tanto Administração, quanto os candidatos que nele se inscrevem, em estrito cumprimento aos princípios norteadores da Administração Pública, especialmente o princípio da moralidade e impessoalidade, sendo válidas as regras desde que não violem o Ordenamento Jurídico pátrio ou não desvirtuam a objetividade ou o controle do certame, razão pela qual todos os candidatos devem ter ciência de suas bases mediante ampla divulgação.
Diante do exposto, deve ser anulada a questão 13 uma vez que está fora do conteúdo programático indicado pelo Edital.

hasgard00
Aluno(a)

Mensagens : 61
Pontos : 3602
Data de inscrição : 31/08/2014

Minhas Notas
Português: 6
História: 2
Geografia: 3

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por hasgard00 Ter 2 Set 2014 - 21:14

Galera mudem algumas coisas para ser validado.

hasgard00
Aluno(a)

Mensagens : 61
Pontos : 3602
Data de inscrição : 31/08/2014

Minhas Notas
Português: 6
História: 2
Geografia: 3

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por johnnypqd Ter 2 Set 2014 - 21:14

valeu guerreiro !
johnnypqd
johnnypqd
Aluno(a)

Mensagens : 75
Pontos : 4212
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 34
Localização : Jacarepaguá

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por hasgard00 Ter 2 Set 2014 - 21:17

Tamo junto meu mano!!!

hasgard00
Aluno(a)

Mensagens : 61
Pontos : 3602
Data de inscrição : 31/08/2014

Minhas Notas
Português: 6
História: 2
Geografia: 3

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por busguerreiro22 Qua 3 Set 2014 - 0:14

hasgard00 escreveu:Galera seguem recursos formulados pro professores do meu curso.

PORTUGUÊS
Questão 05 (prova branca)
A questão pede a alternativa INCORRETA, dando como gabarito a letra D ("há" (17º parágrafo) está no presente do indicativo, o verbo haver quando pessoal, não se usa na 2ª pessoa do singular do imperativo negativo).
No entanto, a letra C também apresenta erro, porque indica que o verbo CHEGAR - no presente do subjuntivo - evidencia MOVIMENTO.
Isso é um erro: o verbo CHEGAR, no trecho "(...) se eu der dinheiro todo dia não há dinheiro que CHEGUE", é sinônimo de BASTAR. Indica, pois, quantidade suficiente, limite e não movimento.



INFORMÁTICA

Recurso Prova SD PM-RJ / 2014 - Informatica.
Segundo o edital que aborda a necessidade de conhecimento de editores de texto, planilhas e apresentações e a bibiografia do edital com MS Office 2007, constatamos que as questões de MS Word 2013 e MS Excel 2013 fogem ao edital. Não podendo desta forma ser avaliadas na prova de Soldado da PM-RJ 2014 no dia 31 de agosto de 2014. Desta forma, venho solicitar a anulação das mesmas por não estar de acordo com o edital da referida prova.




HISTÓRIA
- REFORMAS POMBALINAS (Mais de uma alternativa correta)
Dentre as possíveis de anulação, a mais polêmica. Muitos alunos marcaram a alternativa sobre "expulsão dos jesuítas", alegando "Ué, Pombal não expulsou os jesuítas?". Vejam, todas as alternativas dizem respeito a atos reformistas de Pombal, porém a questão pede a alternativa que diz respeito à medida que causou "desagrado de muito daqueles que viviam das regalias oferecidas pela Coroa". Num olhar rápido, a alternativa d (gabarito oficial) é a mais clara, já que cita controle de gastos e redução de custos. NO ENTANTO, a expulsão de jesuítas pode ser considerada uma medida que desagradou uma classe que possuía benefícios em face à Coroa, já que com a expulsão dos territórios portugueses, os jesuítas perderam o monopólio educacional, além de grandes extensões de terra (não seriam regalias dadas pela Coroa?).
Além da questão jesuítica, a própria criação da Companhia Geral de Comércio do Maranhão proporcionou perda de privilégios, desagrados, já que acarretou perda que dos privilégios monopolistas dos comerciantes em Portugal. Sendo assim, a questão possui mais de uma alternativa correta.




- BATALHA DE JENIPAPO (Especificidade, ausência em concursos anteriores e em livros didáticos)
A problemática inserida na respectiva questão diz respeito à própria Batalha. Há o conhecimento sobre a realização de tal batalha, resistente ao processo de consolidação da Independência nacional, porém, tal temática, não encontra-se em materiais didáticos, tampouco não há evidências de ter sido abordada em quaisquer concursos pelo Brasil. Desta forma, pela ausência de um debate acerca (material didático, provas anteriores...) que propiciasse o conhecimento por parte dos que prestaram concurso em suas respectivas preparações.
* Como a Exatus anulou na prova de CFO ocorrida neste ano a questão referente à Guerra do Paraguai pelo simples fato de ter se embasado numa referência historiográfica "ultrapassada", tal anulação se faz possível, e necessária, já que "Batalha do Jenipapo" tem um quê de especificidade e não está presente em meios didáticos de estudo.



- REVOLUÇÃO DE AVIS (Ausência no Edital)
Revisando o edital da prova, percebi que o primeiro ponto referente ao conteúdo de História tange à "Expansão Ultramarina Portuguesa dos Séculos XV e XVI". Assim, pode-se indagar a questão relacionada à Revolução de Avis. Tal fato é referente à segunda metade do século XIV e desenvolve-se em torno da Formação do Estado de Portugal - temática esta não presente no Edital.
* Acredito que pode ser alegado que para a compreensão das Navegações, seria necessário reportar à formação do Estado português, o que de fato é, mas desta forma, seria também, necessária a presença desta temática no Edital. Assim, há uma problemática cronológica (o edital inicia-se a partir do XV, e tal questão é do século anterior), e de temática, já que tange ao processo de unificação dos ditos Estados Modernos, também ausente do edital.



SOCIOLOGIA
A questão 13 da prova objetiva AZUL está fora do conteúdo programático, devendo ser anulada, conforme será devidamente comprovado abaixo. O Edital que dispôs sobre Concurso Público para provimento do cargo público efetivo da PMERJ soldado 2014, indicou em seu anexo III os Programas e Sugestões Bibliográficas, estabelecendo, no que se refere ao conteúdo de sociologia o seguinte:
Conteúdo Programático:
Relações entre indivíduo e sociedade, distinção do espaço público e privado, o Estado e os direitos humanos, cidadania e diversidade.
Bibliografia/Sociologia:
Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia. SP: Editora Ática, 2001. 20ª Edição, 4ª Reimpressão.
Cap. 3 – Comunidade, Cidadania e Minorias
Cap. 4 – Agrupamentos Sociais
Cap. 5 – Fundamentos Econômicos da Sociedade
Cap. 6 – Estratificação e Mobilidade Social
Cap.9 – Mudança Social
Cap. 10 – O subdesenvolvimento

CONFORME PODE SER CONSTATADO, O EDITAL NAO INDICOU A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM, sendo que a questão 13 da prova objetiva azul abordou tal tema.
A inclusão na prova de conteúdo que excede o indicado pelo edital viola o princípio da vinculação ao instrumento convocatório, conforme previsto no art. 41, caput, da Lei nº 8.666/93, senão vejamos: “A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada”.
O edital é a Lei interna do certame, vinculando tanto Administração, quanto os candidatos que nele se inscrevem, em estrito cumprimento aos princípios norteadores da Administração Pública, especialmente o princípio da moralidade e impessoalidade, sendo válidas as regras desde que não violem o Ordenamento Jurídico pátrio ou não desvirtuam a objetividade ou o controle do certame, razão pela qual todos os candidatos devem ter ciência de suas bases mediante ampla divulgação.
Diante do exposto, deve ser anulada a questão 13 uma vez que está fora do conteúdo programático indicado pelo Edital.


É assim que se faz mostrando argumentos,só assim teremos chances de ter questões anuladas.
busguerreiro22
busguerreiro22
Soldado

Mensagens : 236
Pontos : 5102
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 39
Localização : realengo

Minhas Notas
Português: 9
História: 5
Geografia: 4

Ir para o topo Ir para baixo

PROVA CFSD 2014 COMENTEM - Página 18 Empty Re: PROVA CFSD 2014 COMENTEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 18 de 40 Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19 ... 29 ... 40  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos