Concurso PMERJ
Seja bem vindo!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Concurso PMERJ
Seja bem vindo!
Concurso PMERJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como construir um texto dissertativo

+7
eduardosilva
rodriangelo
SdNeutro
joao victor bdm
Luciana Costa
J U N I O R
Bianca C
11 participantes

Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Como construir um texto dissertativo

Mensagem por Bianca C Qui 16 Set 2010 - 13:08

Como construir um texto dissertativo
Eraldo Cunegundes
Publicidade Procedimentos Básicos
01. Interpretação do tema
Devemos interpretar cuidadosamente o tema proposto, pois a fuga total a este implica zerar a prova de redação;
02. Levantamento de idéias
A melhor maneira de levantar idéias sobre o tema é a auto-indagação;
03. Construção do rascunho
Construa o rascunho sem se preocupar com a forma. Priorize, nesta etapa, o conteúdo;
04. Pequeno intervalo
Suspenda a atividade redacional por alguns instantes e ocupe-se com outras provas, para que possa desviar um pouco a atenção do texto; evitando, assim, que determinados erros passem despercebidos;
05. Revisão e acabamento
Faça uma cuidadosa revisão do rascunho e as devidas correções;
06. Versão definitiva
Agora passe a limpo para a versão definitiva, com calma e muito cuidado!
07. Elaboração do título
O título deve ser urna frase curta condizente com a essência do tema.
Orientação para Elaborar uma Dissertação
•Seu texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.
•Não se inclua na redação, não cite fatos de sua vida particular, nem utilize o ainda na 1ª pessoa do plural.
Seu texto pode ser expositivo ou argumentativo (ou ainda expositivo e argumentativo). As idéias-núcleo devem ser bem desenvolvidas, bem fundamentadas.
•Redija na 1ª pessoa do singular ou do plural, ou fundamentadas. Evite que seu texto expositivo ou argumentativo seja urna seqüência de afirmações vagas, sem justificativa, evidências ou exemplificação..
•Atente para as expressões vagas ou significado amplo e sua adequada contextualização. Ex.: conceitos como “certo”, “errado”, “democracia”, “justiça”, “liberdade”, “felicidade” etc.
•Evite expressões como “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”,“pobre”, “rico” etc.; são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e
subjetivos.

•Fuja do lugar-comum, frases feitas e expressões cristalizadas: “a pureza das crianças”, “a sabedoria dos velhos”. A palavra “coisa”, gírias e vícios da linguagem oral devem ser evitados, bem como o uso de “etc.” e as abreviações.
•Não se usam entre aspas palavras estrangeiras com correspondência na língua portuguesa: hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.
•Não construa frases embromatórias. Verifique se as palavras empregadas são fundamentais e informativas.
•Observe se não há repetição de idéias, falta de clareza, construções sem nexo (conjunções mal empregadas), falta de concatenação de idéias nas frases e nos parágrafos entre si, divagação ou fuga ao tema proposto.
•Caso você tenha feito uma pergunta na tese ou no corpo do texto, verifique se a argumentação responde à pergunta. Se você eventualmente encerrar o texto com uma interrogação, esta pode estar corretamente empregada desde que a argumentação responda à questão. Se o texto for vago, a interrogação será retórica e vazia.
•Verifique se os argumentos são convincentes: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas, pesquisas e informações adquiridas através de leituras e fontes culturais diversas.
•Se considerarmos que a redação apresenta entre 20 e 30 linhas, cada parágrafo pode ser desenvolvido entre 3 e 6 linhas. Você deve ser flexível nesse número, em razão do tamanho da letra ou da continuidade de raciocínio elaborado. Observe no seu texto os parágrafos prolixos ou muito curtos, bem corno os períodos muito fragmentados, que resultam numa construção primária.
Seguem alguns modelos
TEMA: “DENÚNCIAS, ESCÂNDALOS, CASOS ILÍCITOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE... ISSO É O QUE OCORRE NO BRASIL HOJE.”

Bianca C
Bianca C
Soldado

Mensagens : 165
Pontos : 5175
Data de inscrição : 16/09/2010
Idade : 37
Localização : Mesquita

Minhas Notas
Português:
História:
Geografia:

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por J U N I O R Ter 21 Set 2010 - 10:16

legal!!!! gostei bem explicativo;;;;
J U N I O R
J U N I O R
Aluno(a)

Mensagens : 120
Pontos : 5161
Data de inscrição : 23/06/2010
Idade : 39
Localização : crato

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por Luciana Costa Ter 28 Set 2010 - 18:38

Poxa, dei molinho na redaçao, coloquei o titulo na linha 1, falaram q era pra colocar em cima!!! Crying or Very sad
Luciana Costa
Luciana Costa

Mensagens : 29
Pontos : 4989
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por Luciana Costa Ter 28 Set 2010 - 18:39

Será q isso elimina ou so tira ponto????????? Alguem me respondeeeeee!
Luciana Costa
Luciana Costa

Mensagens : 29
Pontos : 4989
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por joao victor bdm Sex 1 Out 2010 - 11:57

o titulo é obrigatório?

joao victor bdm

Mensagens : 1
Pontos : 4957
Data de inscrição : 01/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por SdNeutro Sex 1 Out 2010 - 12:03

joao victor bdm escreveu:o titulo é obrigatório?
O título era realmente para colocar na linha 1.
Não existe redação ou texto sem título.

SdNeutro
Aluno(a)

Mensagens : 130
Pontos : 5078
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 42
Localização : Nova Iguaçu

Minhas Notas
Português: 6
História: 5
Geografia: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por rodriangelo Sex 1 Out 2010 - 17:13

coloquei meu titulo fora do quadrado da redação. vou ser desclassificado ?
rodriangelo
rodriangelo

Mensagens : 27
Pontos : 4970
Data de inscrição : 01/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por SdNeutro Sex 1 Out 2010 - 17:41

rodriangelo escreveu:coloquei meu titulo fora do quadrado da redação. vou ser desclassificado ?
Apenas perderá ponto.

SdNeutro
Aluno(a)

Mensagens : 130
Pontos : 5078
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 42
Localização : Nova Iguaçu

Minhas Notas
Português: 6
História: 5
Geografia: 5

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por Convidad Sex 1 Out 2010 - 18:54

deivisonluiz escreveu:
rodriangelo escreveu:coloquei meu titulo fora do quadrado da redação. vou ser desclassificado ?
Apenas perderá ponto.

achei que faltou espaço para escrever ou rascunhar, geralmente as redações são feitas em 30 linhas, com o mínimo de 20!

Tomara que não tirem ponto seu por colocar o título fora do quadro, afinal, o título está presente!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por eduardosilva Sex 3 maio 2013 - 9:35

Bom dia eu gostaria de tira uma dúvida quanto a redação,quanto ao numero de paragrafo da redação 1 para introdução 2 para o desenvolvimento e 1 para conclusão isso está coreto eu está errado..
eduardosilva
eduardosilva
Aluno(a)

Mensagens : 124
Pontos : 4313
Data de inscrição : 01/11/2012
Idade : 36
Localização : RIO DE JANEIRO

Minhas Notas
Português: 08
História: 03
Geografia: 03

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por recruta cfap flbom Sáb 4 maio 2013 - 15:00

pessoal que vai fazer o proximo concurso olhas dicas boa de redacao ai
recruta cfap flbom
recruta cfap flbom
Sargento - 1º SGT

Mensagens : 610
Pontos : 4652
Data de inscrição : 29/03/2013

Minhas Notas
Português: 06
História: 03
Geografia: 04

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por Lvenerando Seg 6 maio 2013 - 10:03

Bom dia!
Uma redação dissertativa, é com toda a certeza uma discursão de vc com vc mesmo , e passa isso para o papel, eus fiz com três paragrafos, e me atentei bastante com a pontuação e vírgula, um início meio e fim. Use palavras cultas que aumenta sua avaliação, use palavras como: contudo, entretando, talves, que sinaliza bastante uma troca de idéias na redação. Qualquer dúvidas poste estou aqui para ajudar. Minha redação foi de 15 linhas.
Lvenerando
Lvenerando
Aluno(a)

Mensagens : 72
Pontos : 4091
Data de inscrição : 24/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por fiel_nit Sex 9 Ago 2013 - 15:18

e quanto foi sua nota??????????

fiel_nit

Mensagens : 4
Pontos : 3970
Data de inscrição : 14/06/2013
Idade : 34
Localização : rio grande do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por fiel_nit Sex 9 Ago 2013 - 15:19

boa tarde pessoal alguem ai sabe onde consigo alguns modelos de redação ??????? obrigado

fiel_nit

Mensagens : 4
Pontos : 3970
Data de inscrição : 14/06/2013
Idade : 34
Localização : rio grande do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por raisaray Ter 20 Ago 2013 - 16:43

Muito bom texto me ajudou bastante!!!!Tem com alguém colocar;)  modelos?
raisaray
raisaray

Mensagens : 5
Pontos : 3927
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 32

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por eduardosilva Seg 30 Jun 2014 - 10:57

Bom dia...
Estou estudando redação,estou fazendo da seguinte forma 1 paragrafo de introdução
2 de desenvolvimentismo,e 1 de conclusão...
dessa forma no no 2° paragrafo fica com um assunto abordado no tema.
e o 3° abordo dois assuntos restante.
Obs.. minha redação está com 28 linhas... introdução do tema, 3 assuntos dentro do tema, e conclusão.
estou no caminho certo ou está faltando alguma coisa...
eduardosilva
eduardosilva
Aluno(a)

Mensagens : 124
Pontos : 4313
Data de inscrição : 01/11/2012
Idade : 36
Localização : RIO DE JANEIRO

Minhas Notas
Português: 08
História: 03
Geografia: 03

Ir para o topo Ir para baixo

Como construir um texto dissertativo Empty Re: Como construir um texto dissertativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos