Concurso PMERJ
Seja bem vindo!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Concurso PMERJ
Seja bem vindo!
Concurso PMERJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Impérios

Ir para baixo

Os Impérios Empty Os Impérios

Mensagem por sombrio Sáb 10 Abr 2010 - 0:28

* O Primeiro Império - D. Pedro I - 1822 a 1831
* O Segundo Império - O Período das Regências Trinas - 1831 a 1835
* O Segundo Império - O Período das Regências Unas - 1835 a 1840
* O Segundo Império - D. Pedro II - 1840 a 1889



"No Brasil de inícios do oitocentos, apesar de algumas deficiências, foram implantadas certas práticas fundamentais da cultura política do liberalismo: uma monarquia constitucional que continuava aliada à Igreja, colocada doravante a seu serviço, pois à falta de uma ideologia da nação, ainda se fazia necessária a doutrina cristã para reunir os indivíduos e um corpo social; uma sociedade em que reinavam os homens ilustrados, cujo papel era o de orientar a opinião pública; uma liberdade que não ultrapassasse os direitos alheios e uma igualdade que se restringisse ao plano da lei.

Essa proposta decorria de uma evidente percepção ilustrada da realidade, que se generalizou nas duas décadas do século XIX. Percepção que significava, fundamentalmente, superar as visões litúrgicas de uma ordem imemorial para reconhecer na política do Estado um instrumento de ação sobre a sociedade. A fragilidade dessas transformações, no entanto, evidenciaram, de um lado a manutenção do poder como um segredo corporativo do reservado grupo que gozava os favores da Corte; de outro, na persistência, ao estilo do Antigo Regime, da figura do monarca como pólo aglutinador das vontades políticas, ao invés de transformar-se para a idéia, abstrata em demasia, da nação. O liberalismo no novo Império brasileiro, portanto, padecia de limites da esfera propriamente pública. O Império do Brasil nasceu sob o signo de um Estado cujos traços pareciam atribuir, na realidade, ao absolutismo ilustrado a paternidade."(1)



(1) - NEVES, Lúcia Maria Pereira das: "Liberalismo Político no Brasil: Idéias, Representações e Práticas (1820-1823)", in O Liberalismo no Brasil Imperial - Origens, Conceitos e Prática. Rio de Janeiro, Editora Renan, 2001, pág. 100."

sombrio
Administrador
Administrador

Mensagens : 365
Pontos : 5861
Data de inscrição : 24/03/2010
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

https://concursopmerj2010.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos