Concurso PMERJ
Seja bem vindo!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Concurso PMERJ
Seja bem vindo!
Concurso PMERJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

'Big Brother' da prefeitura não tem integração com a segurança pública

Ir para baixo

'Big Brother' da prefeitura não tem integração com a segurança pública Empty 'Big Brother' da prefeitura não tem integração com a segurança pública

Mensagem por Convidad Qui 27 Jan 2011 - 14:35


PREVENÇÃO ZERO!
fonte: Reporter de Crime


Desde o dia 31 de dezembro do ano passado, o Rio tem jogado fora a possibilidade de implantar um efetivo sistema integrado de segurança pública, entre o estado e o município. Naquele dia a prefeitura do Rio inaugurou um Centro de Operações de primeiro mundo de primeiro mundo, de onde pode controlar a demanda por serviços públicos em tempo real, mas não há sinal de que a Secretaria de Segurança Pública do estado esteja interessada em utilizar essas informações. No maior telão da América Latina, com 80 metros quadrados, os operadores acompanham, por exemplo, o trânsito, a movimentação de patrulhas da Guarda Municipal, imagens de 200 câmeras instaladas nas ruas e até eventuais apagões da Light. O Centro de Operações é uma espécie de Big Brother da prefeitura. No entanto, não há qualquer integração com as câmeras de segurança do estado e apenas um policial militar está lotado no centro. Considero um absoluto desperdício de informações das ruas da cidade, que sempre ajudam a monitorar a ação de criminosos. Informação é igual a dinheiro. Nunca é demais. Mas é preciso saber usá-la.

Na visita que fiz esta semana ao Centro de Operações, que fica na Cidade Nova, o prefeito Eduardo Paes me disse que pretende estabelecer convênio com a Secretaria de Segurança, mas não se sabe quando isso vai acontecer. O Centro já está lá, funcionando a todo vapor. O que falta para a Secretaria de Segurança perceber sua importância? Com acesso online a informações sobre o trânsito, por exemplo, a polícia teria melhor visão de campo, para enviar, por exemplo, reforços para locais de alagamento e, dessa forma, evitar os manjados arrastões que acontecem durante engarrafamentos criados por temporais. Saber imediatamente que determinada área da cidade está sofrendo um apagão, sem precisar ligar para a Light, é outra informação que pode ser útil para deixar os cidadãos menos vulneráveis aos assaltos praticados por oportunistas.

O Centro já tem 20 dias e também não há sinal de integração com o governo do estado, apesar de o governador e o prefeito serem parceiros. Com capacidade de detectar informações sobre o clima a 250 quilômetros, o radar da prefeitura deve ter captado o aviso da tsunami que atingiu a Região Serrana, mas infelizmente não há técnicos suficientes nem acesso às informações da região, que está fora do perímetro da cidade do Rio de Janeiro.

Estamos falando apenas de prevenção, coisa que raramente os administradores públicos se importam neste país. Talvez porque prevenção quase nunca renda manchete de jornal.

Veja abaixo o vídeo que fiz lá no Centro de Operações.


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

'Big Brother' da prefeitura não tem integração com a segurança pública Empty Re: 'Big Brother' da prefeitura não tem integração com a segurança pública

Mensagem por ((Eu)) Sex 28 Jan 2011 - 9:22

Envergonhando o RJ!
((Eu))
((Eu))
Sub Tenente

Mensagens : 657
Pontos : 5574
Data de inscrição : 23/11/2010
Localização : ((( Rio de Janeiro )))

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

'Big Brother' da prefeitura não tem integração com a segurança pública Empty Re: 'Big Brother' da prefeitura não tem integração com a segurança pública

Mensagem por ((Eu)) Qua 16 Fev 2011 - 5:34

Retiro minhas palavras...
Depois do que houve esta semana, o Estado fica sem moral. Esta central de segurança seria apenas uma forma de "cabide de empregos".
Certamente as câmeras iriam servir para acobertar crimes, avisar sobre operações, entre outras situações criminosas. Ainda bem que isso foi descoberto antes, aliás, cabe a nós pensarmos bem já que iremos entrar em uma força compostas por corrupção e outras situações ilícitas...essa é a realidade.
((Eu))
((Eu))
Sub Tenente

Mensagens : 657
Pontos : 5574
Data de inscrição : 23/11/2010
Localização : ((( Rio de Janeiro )))

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Ir para o topo Ir para baixo

'Big Brother' da prefeitura não tem integração com a segurança pública Empty Re: 'Big Brother' da prefeitura não tem integração com a segurança pública

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos