Concurso PMERJ
Seja bem vindo!

10 Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

10 Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação - Página 2 Empty Re: 10 Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação

Mensagem por GIBA em Qua 16 Jan 2013 - 4:39

Dica para fazer uma boa redação é ler muito.
Fazer uma leitura crítica e muita atenta certamente vai enriquecer a forma de organizar as idéias e ficará mais fácil colocar para o papel.

A pesar de não estar em conformidade na nota que me deram na minha redação, mesmo assim ainda continuo gostando muito de redação.

A dica para o próximo concurso é começar fazer no mínimo 3 redações por dia, treino constante leva a perfeição.

Forte abraço.
GIBA
GIBA
Tenente Coronel

Pontos : 6390

Minhas Notas
Português:
História:
Geografia:

10 Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação - Página 2 Empty Re: 10 Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação

Mensagem por GIBA em Qua 16 Jan 2013 - 9:43

Há alguns equívocos muito comuns em redações e, por este motivo, estão no patamar dos mais cometidos. Mas isso ocorre apenas por falta de conhecimento, portanto, uma vez informados, os estudantes não voltam a cometê-los.

Vejamos, então, os 10 erros mais cometidos em redação: (não estão por ordem de importância)

1. “Fazem dez anos que não vemos tantas mudanças”. O verbo “fazer” no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal, ou seja, fica no singular: Faz dez anos... Faz muito frio...

2. “Houveram muitas passeatas nesta semana em prol da igualdade racial.” O verbo haver acompanha o mesmo raciocínio do verbo “fazer”, citado acima. No sentido de existir ou na ideia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal: Houve muitas passeatas... Há tempos não o vejo... Havia algumas cadeiras disponíveis.

3. “Para mim escolher, preciso de um tempo.” Na dúvida verifique quem é o sujeito do verbo. No caso, o verbo “escolher” não tem sujeito, pois “mim” não pode ser! O certo seria o pronome “eu”: para eu escolher. A expressão “para mim” só funciona quando é objeto direto: Traga essa folha para mim. Dessa forma, sempre diga e escreva: Para eu fazer, para eu levar, para eu falar, pois o verbo precisa de um sujeito!

4. “Esse assunto fica entre eu e você!” Quando a preposição existe, neste caso “entre”, usa-se o pronome oblíquo. O correto é: entre mim e você ou entre mim e ti. Portanto, use pronome oblíquo tônico (mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas) após preposição: falava sobre mim, faça por nós, entre mim e você não há problemas, falavam entre si.

5. “Há muito tempo atrás, comprei uma bicicleta.” O verbo “há” tem sentido de tempo passado, logo não há necessidade de adicionar “atrás”. Ou você escolhe um ou outro: Há muito tempo... Tempos atrás... Há dez anos... Dez anos atrás.

6. “Então, pegou ele pela gola.” Quando for necessário que um pronome seja objeto direto (pegou algo: ele), nunca coloque pronome pessoal, opte pelo caso oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes): Pegou-o, avisou-o, apresentei-a, levou-nos, ama-me, leva-nos.

7. Aonde você estava? “Aonde” indica ideia de movimento, enquanto “onde” refere-se somente a lugar. Portanto: Onde você estava? E Aonde nós vamos agora?

8. “A situação vinha de encontro ao que ele desejava.” Se é uma situação que a pessoa desejava, será: ao encontro de, expressão que designa favorecimento, estar de acordo. Já a locução “de encontro a” tem sentido de oposição, de choque: Ele foi de encontro ao poste.

9. “Esse ano vamos fazer diferente.” Se é o ano vigente, então use o pronome “este”, uma vez que indica proximidade: Esta sala de aula, esta semana está sendo ótima, este dia vai ser abençoado, este ano está sendo o melhor de todos, esta noite veremos estrelas.

10. O verbo “adequar” é defectivo, isso quer dizer que não é conjugado de todas as formas. Assim: Isso não se adéqua... Ele não se adéqua... Eu não me adéquo... são orações equivocadas. Outros verbos também passam por este tipo de problema, como: abolir, banir, colorir, demolir, feder, latir. O verbo adequar é correto e usado com mais frequência nos modos infinitivo (adequar) e particípio (adequado).

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
GIBA
GIBA
Tenente Coronel

Pontos : 6390

Minhas Notas
Português:
História:
Geografia:

Mensagem por Nina (=","=) ♥♥♥ em Qua 16 Jan 2013 - 13:41

isso ae gibaaa parabéns pelo incentivo!! Wink
Nina (=
Nina (=","=) ♥♥♥
Tenente Coronel

Pontos : 5928

Minhas Notas
Português: 8
História:
Geografia:

Mensagem por DAVIDSON DIAS VIEIRA em Qua 20 Fev 2013 - 11:10

AGRADEÇO PELAS DICAS.

DAVIDSON DIAS VIEIRA

Pontos : 2287

Mensagem por lidia lima em Sab 22 Fev 2014 - 10:47

Muito  boas as dicas, vou praticar mais com essas dicas!!!!
lidia lima
lidia lima

Pontos : 1925

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Mensagem por lidia lima em Sab 22 Fev 2014 - 10:56

GIBA escreveu:Muito bom essa informação.
Apesar de estar insatisfeito até agora com a nota de minha redação, todavia agora não faz muito sentido eu comentar.

Entretanto eu considero essas dicas acima muito valiosa. È muito importante também estarmos antenado na atualidade e os acontecimentos do momento.

Fica a dica:  """"" QUEM TEM O HÁBITO DA LEITURA, ESTÁ NA FRENTE PARA FAZER  UMA BOA REDAÇÃO.""""""

Giba
Com certeza Giba quem pratica leitura s uma  sempre vai fazer uma  boa  redação!
lidia lima
lidia lima

Pontos : 1925

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

10 Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação - Página 2 Empty Uma boa redação.

Mensagem por leandro1010 em Dom 23 Fev 2014 - 15:42

boa questão para nos ajuda à fazer uma redação limpa,com tranquilidade e tempo necessário.

leandro1010

Pontos : 1920

10 Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação - Página 2 Empty A copa do mundo e á manifestação

Mensagem por leandro1010 em Dom 23 Fev 2014 - 15:57

Temos de receber todos os países no nosso porem eles, tão vendo reportagem de insegurança esperamos que estás manifestações não os faça ter medo pois estão todos preparados para agir conto necessário for com  educação sutileza e preparo nesta copa do mundo que sera sem duvidas a melhor de todas os tempos brasileiro é ser brasileiro.

leandro1010

Pontos : 1920

Mensagem por jakinha29 em Dom 30 Mar 2014 - 16:45

As redações sempre possuem algum tema? ou é livre? Qual foi o tema do concurso passado?

jakinha29

Pontos : 1890

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: