Concurso PMERJ
Seja bem vindo!

Exame de Saúde 2012 Vamos Atualizar

Página 1 de 19 1, 2, 3 ... 10 ... 19  Seguinte

Ir em baixo

Exame de Saúde 2012 Vamos Atualizar Empty Exame de Saúde 2012 Vamos Atualizar

Mensagem por oliveira em Qua 27 Out 2010 - 13:30

Galera Fiz Algumas junções no tópico para informações para 2012, vamos confirmar os locais e valores e tratar do tema de exames aqui.
Abraço.

Esse exame verifica se o candidato possui condições de saúde para suportar a carga de trabalho a qual o Policial Militar é submetido. Vem depois do Exame Antropométrico e antes do Exame Físico.

O exame de saúde consta de:

1. exame clínico;
2. exame ortopédico;
3. exame cirúrgico;
4. exame otorrinolaringológico (audiometria, impedanciometria, otoscopia, Rinoscopia e laringoscopia);
5. exame oftalmológico (acuidade visual com e sem correção, medida da pressão intraocular, teste sensocromático, fundoscopia e exame de motilidade ocular);
6. exame odontológico;
7. exame radiológico;
8. exames laboratoriais (sangue: hemograma, grupo sanguíneo, fator Rh, glicemia, ureia, creatinina, VDRL, BHCG (candidatos do sexo feminino), anti HIV I e II, TGO e TGP; urina: EAS - elementos anormais e sedimentos; raios X de tórax em PA;)
9. exame ginecológico (preventivo realizado com menos de 180 dias).

Condições Incapacitantes

Eu tenho a doença x,y,z. Vou ficar reprovado? Meu caro, vamos combinar o seguinte: se seu problema de saúde x,y,z estiver em uma das listas abaixo é porque você ficará reprovado. Caso sua doença não esteja listada abaixo, abra um sorriso, fique feliz, vá e vença!

Eu já tive uma das doenças abaixo, mas estou curado, serei aprovado? Pense comigo. Se o candidato está curado é porque não tem mais a doença. Se não tem mais a doença é porque não tem mais a condição incapacitante. Se não tem mais a condição incapacitante é porque não tem porque ficar reprovado devido a doença. Se não tem porque ficar reprovado... está acompanhando o raciocínio?

Serão consideradas como causas de incapacidade para o serviço policial-militar as seguintes doenças, afecções ou síndromes:

* a) perda parcial ou total de qualquer segmento do corpo;
* b) qualquer anomalia congênita ou adquirida que comprometa a estética e a funcionalidade do corpo, tais como deformidades, retrações, abaulamentos ou cicatrizes, inclusive as cirúrgicas;
*
Ai meu Deus! Então cicatriz reprova? Recomponhe-se e preste atenção: o edital se refere a cicatrizes que comprometam a estética e funcionalidades do corpo.
* c) qualquer doença cutânea incurável;
* d) tatuagem nas mãos, antebraços, pescoço, cabeça e face que prejudiquem a estética militar quando do uso dos uniformes regulamentares. Serão proibidas ainda tatuagens que afetem a honra pessoal, o pundonor policial militar, o decoro exigido aos integrantes da Polícia Militar, que sejam discriminatórias, preconceituosas, atentatórias à moral, aos bons costumes, a religiões, ou ainda que cultuem violência ou façam algum tipo de apologia ao crime (nesses casos é proibida tatuagem em qualquer parte do corpo);
*
Eu tenho uma tatuagem que é um desenho x, no local y, eu vou ficar reprovado? Pode ter tatuagem em qualquer lugar! Mas ela vai ter que ser pequena e discreta quando for nas mãos, atebraços, pescoço, cabeça e face. Se forem tatuagens de mal gosto, do jeito descrito acima, não pode em lugar nenhum.

Qual o prazo para eu tirar minha tatuagem, caso ela seja incapacitante? O prazo é a data do exame de saúde. Se no dia exame você ainda estiver com esse desenho no corpo, será reprovado.
* e) estado gravídico em qualquer momento do concurso, avaliado em exame laboratorial;
* f) fístulas congênitas ou adquiridas, de qualquer origem ou etiologia;
* g) antecedentes de enfermidade psiquiátrica, uso prolongado de psicofármacos ou internação em clínicas especializadas nessas moléstias;
* h) antecedentes de neoplasia maligna, mesmo que considerada curada no momento do exame;
* i) história de transplante de órgãos;
* j) outras doenças ou alterações orgânicas persistentes e/ou incuráveis que tragam comprometimento funcional e/ou estético ou que deixem sequelas incompatíveis para o exercício da atividade policial militar.

1) Exame clínico:

* doenças clínicas incuráveis, progressivas ou que tenham deixado sequelas limitantes para a carreira policial-militar;
* doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, arritmias, síndrome de preexcitação e sopros cardíacos (a hipertensão arterial é definida como PA e 140/90 mmHg);
* SIDA (síndrome de imunodeficiência adquirida) - AIDS;
* distúrbios de condução, exceto o incompleto do ramo direito, sem enfermidade associada;
* hepatites "B" e "C";
* pneumopatias (asma, tuberculose, DPOC, deformidade relevante congênita ou adquirida da caixa torácica;
* função respiratória prejudicada;
* alterações radiológicas do mediastino;
* história de pneumotóraces espontâneos repetidos);
* doenças infectocontagiosas e parasitárias (hanseníase, erisipela, herpes, leishmaniose, doença de Chagas, dermatofitoses, doenças venéreas, micoses profundas);
* doenças dermatológicas (vitiligo, psoríase, pênfigo, eczemas extensos, paroníquia crônica dos dedos dos pés;
* acne com processo inflamatório agudo ou outra dermatose (sicose, pseudofoliculite) que comprometa o barbear;
* doenças ou alterações da pele, subcutâneo e anexos persistentes e/ou incuráveis que tragam comprometimento funcional e/ou estético);
* doenças endócrinas (quaisquer das suas variedades);
* doenças renais (glomerulopatias de qualquer etiologia;
* moléstias que cursem ou possam cursar com perda da função renal;
* insuficiência renal aguda ou crônica, infecções urinárias);
* doenças autoimunes (quaisquer das suas variedades);
* colagenoses (quaisquer das suas variedades);
* hematopatias (anemia, policitemia, leucopenia, leucoses, trombocitopenias ou trombocitoses, discrasia sanguíneas ou púrpuras adquiridas ou congênitas); doenças neurológicas (distúrbios neuromusculares;
* afecções neurológicas;
* anormalidades congênitas ou adquiridas;
* ataxias, distúrbio da marcha, incoordenações, tremores, paresias e paralisias, atrofias, fraquezas musculares, síndromes convulsivas, epilepsia e doenças desmielinizantes;
* síndrome do desfiladeiro torácico;
* qualquer doença neuromuscular congênita ou adquirida, de caráter incurável, progressiva ou que tenha deixado sequelas limitantes para a carreira policial militar);
* aparência física anormal;
* distúrbio de conduta;
* distúrbio de emissão e articulação de palavras;
* portador do vírus HIV e portador de vírus das hepatites "B" e "C";
* doenças do pericárdio, miocárdio, endocárdio e da circulação intrínseca do coração;
* doenças cardíacas congênitas ou hereditárias;
* aneurismas, cirurgias ou procedimentos endovasculares prévios arteriais ou venosos;
* diabetes mellitus tipo I ou II (glicemia superior a 120 mg% ou Teste de Tolerância à Glicose (TTG) anormal);
* história de cirurgia com significativa ressecção de órgãos abdominais;
* doenças hepáticas e pancreáticas crônicas;
* doenças inflamatórias intestinais.

2) Exame ortopédico:

* desvios do eixo fisiológico do aparelho locomotor, tais como sequelas de fraturas, cifoses superiores a 45 graus, hiperlordoses, torcicolos e desvios da coluna cervical, alterações da morfologia da coluna vertebral (de natureza congênita ou adquirida), deformidades da cintura escapular, do cotovelo, do punho ou mão e dos dedos;
* obliquidades pélvicas, com ou sem discrepância de comprimento dos membros inferiores (maiores que 8 mm), genuvaro ou genuvalgo (superiores a 5 graus);
* desvios do tornozelo e articulação subtalar, desvios das articulações médio-társicas e do antepé (metatarso, varo, hálux-valgo ou varo, quinto dedo varo, metatarso primus varus, pé cavo, pé plano vago, etc.), paroníquia;
* limitação da amplitude fisiológica dos movimentos de quaisquer articulações, instabilidades articulares (como luxações recidivantes ou habituais, sinal Trendenlemburg, instabilidades ligamentares isoladas ou generalizadas, de quaisquer etiologias);
* alterações neurológicas, como sequelas de paralisias (totais ou parciais), atrofias e distrofias musculares (totais ou parciais) e outras perdas de sensibilidade;
* alterações congênitas, como ausências segmentares (totais ou parciais);
* fusões osteoarticulares, como barra óssea e outras;
* cicatrizes cirúrgicas hipertróficas ou aderentes a planos profundos ou ósseos, sequelas de osteomielite, mesmo que consideradas como infecção curada clínica e laboratorialmente;
* idem para sequelas de osteoartrites e artroses de natureza traumática e outras;
* sequelas de osteocondrites, mesmo que não deformantes e assintomáticas no momento do exame médico;
* preexistência de cirurgia em plano articular (como cura de luxações recidivantes ou habituais, instabilidades articulares, menincectomias, da coluna vertebral, tendinites por esforço repetitivo e outras), mesmo que considerado curado no momento do exame.

3) Exame cirúrgico:

* tatuagem,
* cicatrizes deformantes,
* cirurgias que reduzam a plena capacidade física e vital,
* hérnias, cistos ou tumores,
* varizes de membros inferiores,
* perda de substância com redução da capacidade motora,
* afecções urológicas (hipospádia, epispádia, criptorquídia, hidrocele, varicocele)
* afecções proctológicas (cisto pilonidal, fístula perianal, fissura anal, tumor perianal, hemorroidas).

4) Exame otorrinolaringológico:

* doenças que sabidamente levem à evolução da perda auditiva;
* doenças crônicas do ouvido médio, mesmo as consideradas curadas pelo serviço de otorrinolaringologia;
* doenças metabólicas;
* doenças auditivas de causa genética;
* moléstias do ouvido, nariz e garganta que, a critério da JISE/CRSP, não capacitem o candidato ao ingresso na Corporação;
* alterações da fala (síndrome da disfemia);
* disacusia neurossensorial de qualquer intensidade e que afete qualquer frequência;
* disacusia de condução com perda igual ou superior a 25 dB, em todas as frequências de 250, 500, 1.000, 2.000, 3.000, 4.000, 6.000 e 8.000 Hz,
* deformidades ou agenesia das orelhas,
* anormalidades do conduto auditivo e tímpano;
* labirintopatias;
* distúrbio de emissão e articulação das palavras.

5) Exame oftalmológico:

* acuidade visual em qualquer um dos olhos sem correção inferior a 4/10. Uma vez corrigida a acuidade visual deve assegurar visão igual a 1 (um) em um olho e pelo menos 8/10 no outro; estrabismo com desvio superior a 10 (dez) graus;
*
Não confunda grau de miopia com acuidade visual! São coisas totalmente diferentes. Na verdade seu grau de miopia não importa, pois nem é levado em conta no exame. Entenda como é o Exame de Acuidade Visual clicando aqui.
* discromatopsia em qualquer de suas variedades;
* glaucoma, ulcerações, tumores, opacificações;
* sequelas de traumatismo ou de queimaduras oculares;
* doenças congênitas e deformidades congênitas ou adquiridas, incluindo desvios dos eixos visuais;
* anormalidades funcionais significativas, lesões retinianas, doenças neurológicas ou musculares oculares.

6) Exame odontológico:

* dentes cariados, fraturados, com comprometimento
* endodôntico, com restaurações temporárias e/ou deficientes;
* periodontites;
* ausência de qualquer dente da arcada superior (maxila) que comprometa a função e a estética, com tolerância de dentes artificiais que, a critério da JISE/CRSP, reabilitem o candidato;
* menos de 8 (oito) dentes naturais na arcada inferior (mandíbula);
* ausência de qualquer dente da bateria labial inferior (incisivos e caninos), com tolerância
* de dentes artificiais, desde que satisfaçam a função e a estética;
* maloclusões e deformidades dentofaciais que, a critério da JISE/CRSP, não capacitem o candidato ao ingresso na Corporação;
* deformidades estruturais tipo fissuras labiais ou labiopalatinas e as maloclusões
* de origem dentária ou esquelética com comprometimento funcional já instalado ou previsível sobre a mastigação, fonação, deglutição, respiração ou associadas a desordens miofuncionais da articulação têmporo mandibular.

7) Exame ginecológico:

serão consideradas causas de incapacidade afecções ginecológicas e tumores, além da gravidez, que incapacita ao serviço policial-militar.

By. Oliveira
oliveira
oliveira
Sargento - 3º SGT

Pontos : 3686

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

Exame de Saúde 2012 Vamos Atualizar Empty Re: Exame de Saúde 2012 Vamos Atualizar

Mensagem por n.t em Qui 4 Nov 2010 - 9:41

Onde serão feitos os exames ?

n.t

Pontos : 3126

Minhas Notas

Exame de Saúde 2012 Vamos Atualizar Empty Re: Exame de Saúde 2012 Vamos Atualizar

Mensagem por dinhappu em Qui 4 Nov 2010 - 14:49

Esses exmes serão pagos por nós, ou eles realizam eles lá na pmrj mesmo?

dinhappu

Pontos : 3132

Mensagem por oliveira em Qui 4 Nov 2010 - 15:50

Claudia,

Está assim no edital:

12.6 – Os candidatos deverão apresentar exames médicos, laboratoriais e complementares,todos em documentos originais, relacionados nos itens 12.8.1 a 12.8.5, os quais serão apresentados à junta médica da PMERJ na ocasião da realização do Exame Médico.
12.7 – Todos os Exames Médicos, laboratoriais e complementares relacionados nos itens 12.8.1
a 12.8.5 serão realizados pelo candidato sem custos para a PMERJ.

Acredito que na fase dos exames de saúde eles irão indicar as clinícas para realização dos devidos exames, e devemos pagar os mesmos. Ou simplesmentes devemos apresentar os exames solicitados no edital com no máximo 30 dias da sua realização.

by. Oliveira

oliveira
oliveira
Sargento - 3º SGT

Pontos : 3686

Minhas Notas

Mensagem por hadao em Seg 29 Nov 2010 - 21:16

Pessoal eu nao entendi uma coisa .

Esses Exames so serão aceitos se tiverem sido feitos com no maximo 30 dias ???

Eu ja tava pensando em comecar a fazer todos os exames pra nao ficar meio corrido , ate pq eu nao sei como é o prazo que eles dão pra fazer todos os exames ( que nao sao pouco ne ) .

Se alguem souber da uma luz pls .

hadao
hadao
Soldado

Pontos : 3400

Mensagem por Convidad em Seg 29 Nov 2010 - 21:30

hadao escreveu:Pessoal eu nao entendi uma coisa .

Esses Exames so serão aceitos se tiverem sido feitos com no maximo 30 dias ???

Eu ja tava pensando em comecar a fazer todos os exames pra nao ficar meio corrido , ate pq eu nao sei como é o prazo que eles dão pra fazer todos os exames ( que nao sao pouco ne ) .

Se alguem souber da uma luz pls .

É terão que ter sido feitos em 30 dias.
Também acho pouco tempo.
Mas acho que terá um prazo.
Tomara.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Nov 2010 - 5:45

Então somos nós msm q vamos pagar esses exames??
¬¬

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Nov 2010 - 10:26

bruno_rq escreveu:Então somos nós msm q vamos pagar esses exames??
¬¬

É e são bem caros, poxa, cada exame que procurei saber custa de 30 a 150 reais.Shocked
Até o toxicologico, ouvi dizer que é uns 300 Reais.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Nov 2010 - 14:36

T escreveu:
¬¬

É e são bem caros, poxa, cada exame que procurei saber custa de 30 a 150 reais.Shocked

rsrs O.o
Ta falando sério?
quanto será q dev dar tds esses exames??

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Nov 2010 - 16:46

bruno_rq escreveu:
T escreveu:
¬¬

rsrs O.o
Ta falando sério?

Pelas minhas contas uns 600 a 800 reais, incluindo os exames laboratoriais.
Fui tentar fazer em um posto de saúde alguns só para ver se está tudo bem, pois os últimos que eu fiz faz 1 ano, eles fizeram só os de sangue, mas não fizeram todos que estão sendo pedidos...!!

Vai sair do bolso mesmo!

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Nov 2010 - 17:39

T escreveu:
bruno_rq escreveu:
T escreveu:
¬¬

rsrs O.o
Ta falando sério?

Pelas minhas contas uns 600 a 800 reais, incluindo os exames laboratoriais.
Fui tentar fazer em um posto de saúde alguns só para ver se está tudo bem, pois os últimos que eu fiz faz 1 ano, eles fizeram só os de sangue, mas não fizeram todos que estão sendo pedidos...!!

Vai sair do bolso mesmo!

Putz Grilo! :@
600 a 800???
é! Definitivamente, o porkinho vai dançar. rsrs

ops!

Última edição por bruno_rq em Ter 30 Nov 2010 - 17:52, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Nov 2010 - 17:42

Não brinca assim...Shocked

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Nov 2010 - 18:37

sei que alguns hospitais estaduais possuem convênio com laboratórios que fazem estes testes, exceto o toxicologico, se alguém tiver conhecido que trabalhe em algum hospital estadual, tenta conversar e ver se desenrola!!!

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Nov 2010 - 18:52

Eles não fazem todos...Já procurei saber.
Também vou ter que me virar pra arrumar a grana.
Eu fiz e ficou faltando um que é bem caro.
Fora que os outros... Rx, Eletros, Audiometria, Ortopedicos são carissimos.

Deus é fiel.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Nov 2010 - 19:28

Poxa, eu tenho um aluno de musculação que trabalha dentru de um hospital público. Vou me informar melhor!

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 1 Dez 2010 - 4:03

Galera, se juntar uma turma legal e só fazer as coisas com jeitinho! Tem uma garota aqui no fórum que comentou uma vez que trabalha em laboratório. Poderia ter um topico sobre esse assunto! Vou procurar saber por Niterói em relação aos valores sobre exames, e tendo uma certa quantidade de pessoas qual seria o desconto. Dei sorte por ter um plano legal de saúde. Mesmo assim, vou tentar ajudar a galerinha que não tem.
Cada colega poderia ver isso tbm! O que vcs acham da ideia?

Convidad
Convidado

Mensagem por HOMEN DE FERRO em Qua 1 Dez 2010 - 6:43

[quote="PanteraDePrata"]Galera, se juntar uma turma legal e só fazer as coisas com jeitinho! Tem uma garota aqui no fórum que comentou uma vez que trabalha em laboratório. Poderia ter um topico sobre esse assunto! Vou procurar saber por Niterói em relação aos valores sobre exames, e tendo uma certa quantidade de pessoas qual seria o desconto. Dei sorte por ter um plano legal de saúde. Mesmo assim, vou tentar ajudar a galerinha que não tem.
Cada colega poderia ver isso tbm! O que vcs acham da ideia?[/quot

Minha cara ,ano passado relizei estes exames no hospital da pmerj em niteroi ,o de ouvido no flamengo,os laboratoriais em madureira e foi tudo pago pela pmerj.

E no edital de 2010 nao consta que seria do nosso bolso.O unico que paguei foi o toxicologico 300,00 reais no cartao.

se tiver errado me corrija... confused
HOMEN DE FERRO
HOMEN DE FERRO
Moderador
Moderador

Pontos : 4333

Minhas Notas

Mensagem por Convidad em Qua 1 Dez 2010 - 7:10

Ixi, isso ta fikando complicado.

Mas no edital diz que esses exames não terão custo para a PMERJ.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 1 Dez 2010 - 7:17

[quote="HOMEM DE FERRO"]
PanteraDePrata escreveu:Galera, se juntar uma turma legal e só fazer as coisas com jeitinho! Tem uma garota aqui no fórum que comentou uma vez que trabalha em laboratório. Poderia ter um topico sobre esse assunto! Vou procurar saber por Niterói em relação aos valores sobre exames, e tendo uma certa quantidade de pessoas qual seria o desconto. Dei sorte por ter um plano legal de saúde. Mesmo assim, vou tentar ajudar a galerinha que não tem.
Cada colega poderia ver isso tbm! O que vcs acham da ideia?[/quot

Minha cara ,ano passado relizei estes exames no hospital da pmerj em niteroi ,o de ouvido no flamengo,os laboratoriais em madureira e foi tudo pago pela pmerj.

E no edital de 2010 nao consta que seria do nosso bolso.O unico que paguei foi o toxicologico 300,00 reais no cartao.

se tiver errado me corrija... confused

Meu caro, se vc está falando que é assim, sou uma formiguinha para argumentar algo no momento, pq nunca fiz exames de tal procedencia pra um concurso desse nivel.

Valeu por tentar corrigir educadamente o meu erro aqui!

Abraço!

Pantera..

Convidad
Convidado

Mensagem por lena oliveira em Qua 1 Dez 2010 - 10:51

nao contrariando o que o homem de ferro falou, mais se por um acaso agente que tiver de pagar por esses exames ,seria uma boa juntar uma galera e procurar ver nessas clinicas quanto custa e se juntar pra pedir descontos pois sao muitos exames e o de HIV nao é barato nao,
lena oliveira
lena oliveira
Aluno(a)

Pontos : 3183

Minhas Notas

Exame de Saúde 2012 Vamos Atualizar Empty Exames

Mensagem por BioViegas em Qua 1 Dez 2010 - 14:49

lena oliveira escreveu:nao contrariando o que o homem de ferro falou, mais se por um acaso agente que tiver de pagar por esses exames ,seria uma boa juntar uma galera e procurar ver nessas clinicas quanto custa e se juntar pra pedir descontos pois sao muitos exames e o de HIV nao é barato nao,
Lena...essa é uma boa idéia !!! Eu to segurando esses exames...mas os de sangue não tem como atualizar as datas !!!
Amadurece essa idéia ai...meu msn é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Vamos estreitar esse contato !!!
BioViegas
BioViegas
Aluno(a)

Pontos : 3192

Minhas Notas
Português: 6
História: 4
Geografia: 5

Mensagem por Convidad em Qua 1 Dez 2010 - 14:53

Concordo Galera.
Tenho certeza que daki dá p tirar um grupo grande afim d fzr os exames.
Com certeza se peskizarmos e fexarmos pacotes, axaremos bons preços!

agr fika outra pergunta:

Esse dinheiro todo! Muita gnt naum vai ter condições. Vai sair do bolso do candidato msm? :@

Convidad
Convidado

Mensagem por L&R ♥ em Qua 1 Dez 2010 - 17:56

eles escolhem as clinicas como na auto escola??
porque quem tirou a CNH sabe que a auto escola que mostra as clinicas para a realização dos exames e no dia tem uma maquina colhendo digitais para que nao haja fraude, pois uma pessoa qualquer pode ir no posto de saude sem documentos dizer o nome e falar que esqueceu a identidade e fazer certos exames, ou mesmo ir com a identidade de outra pessoa e realizar o exame por ela, então queria saber se sera assim tambem com os exames que iremos realizar, se a pmerj que escolhe as clinicas ou a gente pode escolher??
L&R ♥
L&R ♥
Cabo

Pontos : 3380

Minhas Notas

Mensagem por hadao em Qua 1 Dez 2010 - 17:58

Pior é gastar a grana e ficar reprovado em outra etapa hehehe
hadao
hadao
Soldado

Pontos : 3400

Mensagem por Convidad em Qua 1 Dez 2010 - 18:00

BioViegas escreveu:
lena oliveira escreveu:nao contrariando o que o homem de ferro falou, mais se por um acaso agente que tiver de pagar por esses exames ,seria uma boa juntar uma galera e procurar ver nessas clinicas quanto custa e se juntar pra pedir descontos pois sao muitos exames e o de HIV nao é barato nao,
Lena...essa é uma boa idéia !!! Eu to segurando esses exames...mas os de sangue não tem como atualizar as datas !!!
Amadurece essa idéia ai...meu msn é bioviegas@hotmail.com
Vamos estreitar esse contato !!!

Fico feliz em saber que vcs gostaram da ideia, valeu!

Família unida!!!

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 19 1, 2, 3 ... 10 ... 19  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: