Concurso PMERJ
Seja bem vindo!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Concurso PMERJ
Seja bem vindo!
Concurso PMERJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ortografia e Pontuação exercícios 10 questões

Ir para baixo

Ortografia e Pontuação exercícios 10 questões Empty Ortografia e Pontuação exercícios 10 questões

Mensagem por sombrio Sáb 27 Mar 2010 - 0:36

Ortografia e Pontuação

1) Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego da crase.

a) Sentou-se à mesa, abriu uma das gavetas, remexeu papéis...
b) Perfuraram-se vários lugares, à procura de alguma jazida de pedras preciosas.
c) Viajava semanalmente à Brasília para conseguir recursos federais.
d) Sua jaqueta de couro é semelhante à que comprei numa loja do shopping.

2) Em um dos períodos abaixo, há uma vírgula usada erradamente no lugar do ponto-e-vírgula. Assinale-o:

a) Avançamos pela praia, que já não era como a outra. Os pés afundavam na arei fofa, canavial não se via, só coqueiro.
b) As crianças estavam alvoraçadas e correram para o jardim, o palhaço já tinha chegado e, alegremente, pusera-se a cantar.
c) Às vezes, eu quero chamar sua atenção para esse problema, ele, porém, não permite que se toque no assunto.
d) Sempre fiel a seus princípios, o velho indígena recusou a ajuda dos missionários, convocou os guerreiros e decidiram partir dali.


3) As palavras após e órgãos são acentuadas por serem respectivamente:
a) paroxítona terminada em s e proparoxítona
b) oxítona terminada em o e paroxítona terminada em ditongo
c) proparoxítona e paroxítona terminada em s
d) monossílabo tônico e oxítona terminada em o, seguida de s


4) "Podem me chamar de porco chauvinista. Mas feminista ao volante me tira do sério." Este trecho admite algumas outras pontuações. Assinalar a alternativa cuja pontuação seja inadmissível.

a) Podem me chamar de porco chauvinista, mas feminista ao volante me tira do sério.
b) Podem me chamar de, porco chauvinista. Mas feminista ao volante me tira, do sério.
c) Podem me chamar de porco chauvinista, mas feminista, ao volante, me tira do sério.
d) Podem me chamar de porco chauvinista. Mas feminista, ao volante, me tira do sério.

5) Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada foi empregada erroneamente:

a) O Diretor-Geral retificou a Portaria 601 que fora publicada com incorreções.
b) Este assunto é confidencial, conto, portanto, com sua descrição.
c) O Superintendente da Receita Federal deferiu aquele nosso pedido.
d) Recuso-me a defender aquele réu, pois foi pego em flagrante.


6) Verifique em cada uma, a alternativa correta, considerando, também, erros de ortografia e acentuação. Não há erros de pontuação.

a) A lua circular, pasma, evanescente, surge vaga detraz do nevoeiro denso.
b) A lua circular, pasmada, evanescente, surge vaga detras do nevoeiro denso.
c) A lua circular, pasmada, evanescente, surge vaga detrás do nevoeiro denso.
d) A lua circular, pasma, evanecente, surge vaga detraz do nevoeiro denso.


7) A alternativa em que a pontuação está CORRETA é:

a) O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade, constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação. Ou seja: em situações em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
b) O padrão culto do idioma - além de ser uma espécie de marca de identidade -, constitui recurso, imprescindível, para uma boa argumentação. Ou seja: em situações, em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
c) O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade, constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação, ou seja, em situações em que a norma culta, se impõe transgressões, podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
d) O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação; ou seja: em situações em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e, até mesmo, desacreditar o autor...


8,) Assinale a alternativa que preencha corretamente os espaços em branco da frase:
"O sítio fica ____ esquerda de quem desce a rua, ____ três quadras da avenida principal."
a) a - a
b) à - à
c) à - a
d) a - à


9) Qual das alternativas abaixo apresenta pelo menos uma palavra que deveria ser escrita com X?

a) Salsicha - cachimbo.
b) Capichaba - richa.
c) Brecha - pechincha.
d) Chalé - colcha.


10) É preciso suprimir a(s) vírgula(s) da frase:

a) Tão logo analisada, a medida gerou uma cadeia de diferentes reações.
b) Discussões e polêmicas, como se sabe, são inerentes à vida democrática.
c) Em muitos outros países, como no nosso, a medida alcançou grande repercussão.
d) Não há como não esperar, que haja tantas reações a uma medida tão intempestiva.

sombrio
Administrador
Administrador

Mensagens : 365
Pontos : 5854
Data de inscrição : 24/03/2010
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

https://concursopmerj2010.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ortografia e Pontuação exercícios 10 questões Empty Re: Ortografia e Pontuação exercícios 10 questões

Mensagem por sombrio Sáb 27 Mar 2010 - 0:36

GABARITO

1= C
2= C
3= B
4= B
5= B
6= C
7= A
8= C
9= B
10= D

sombrio
Administrador
Administrador

Mensagens : 365
Pontos : 5854
Data de inscrição : 24/03/2010
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Minhas Notas
Português: 0
História: 0
Geografia: 0

https://concursopmerj2010.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos