Concurso PMERJ
Seja bem vindo!

Dicas de Redação

Ir em baixo

Dicas de Redação

Mensagem por Bianca C em Sab 18 Set 2010 - 12:31

1. Quanto aos vocábulos e às expressões
Evite usar em seus textos os seguintes vocábulos e expressões:
MESMO(S) - MESMA(S) - ETC - COISA - É ALGO QUE - DIANTE DO EXPOSTO - COMO MENCIONADO ANTERIORMENTE - DITO ISSO - DITO ISTO - FECHAR OS OLHOS - CRUZAR OS BRAÇOS - DAR COM OS BURROS NA ÁGUA - ELO DE LIGAÇÃO.

2. Quanto à paragrafação
Use parágrafos cujos períodos sejam bem articulados. Evite parágrafos muito alongados ou curtos demais. Não esqueça que um parágrafo deve estar ligado ao anterior por meio de um elemento coesivo ou por meio da ideia de sentido (coerência).

3. Quanto à coerência e à coesão
Gerencie bem as suas ideias com posicionamentos e argumentos bem fundamentados a fim de manter a coerência textual. A sequência lógica de pensamento é primordial para garantir uma boa pontuação em sua redação. A articulação entre os períodos que compõem o parágrafo e entre os parágrafos, por meio de elementos coesivos, facilitará a compreensão e a manutenção da ideia de sentido.

4. Quanto à articulação dos períodos
Faça uso de conectores entre as orações. O período curto é importante, mas mesclar (curto e longo) é melhor. Ao iniciar o parágrafo com uma oração subordinada e oferecer a ela novas orações subordinadas e coordenadas, não deixe de apontar a oração principal. Caso contrário, a estrutura sintática estará prejudicada e a compreensão mais ainda.

5. Quanto à introdução
Não esqueça que a introdução é a apresentação do seu texto. Tenha muito carinho pela introdução. Se houver o tema mais quatro tópicos, por exemplo, antes de mencionar cada tópico, apresente o texto (parágrafo introdutório).
6. Quanto ao desenvolvimento
O desenvolvimento de um texto é a explanação detalhada do assunto em questão no qual se apresenta uma progressão temática. Se a instituição oferecer tópicos, deve seguir a sequência dos tópicos apontados e articular os parágrafos entre si. Um parágrafo depende do outro, não se esqueça disso. A argumentação e as fundamentações teóricas são primordiais no desenvolvimento de um texto.

7 Quanto à conclusão
De forma concisa, conclua o texto baseando-se na introdução e no desenvolvimento. Pode reforçar sua prostura critíca, oferecer sugestão. Não conclua com o último tópico mencionado.

8. Quanto à Elegância Textual
Um bom texto é aquele que apresenta concisão (objetividade), clareza (coerência e coesão) e correção (uso correto do idioma consoante a NGB)

9. Quanto à aquisição do hábito de escrever
Escrever não é dom, é hábito. A aquisição não se dá pela quantidade de textos escritos, mas pela frequência de produção. A cada texto produzido, você vai adquirindo uma estrutura. Quando menos perceber, estará centralizado em uma estrutura textual, a qual irá proporcionar-lhe uma boa escrita.

10. Quanto ao conhecimento do assunto
É fundamental que se tenha domínio sobre um tema, sobretudo, se for específico. No entanto, caso você não tenha um domínio total sobre o assunto em questão, use a habilidade de escrita, centralizando sua argumentação e sua fundamentação no que você conhece. Dessa forma, atenderá à Elegância Textual
Bianca C
Bianca C
Soldado

Mensagens : 165
Pontos : 3313
Data de inscrição : 16/09/2010
Idade : 32
Localização : Mesquita

Minhas Notas
Português:
História:
Geografia:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de Redação

Mensagem por paparoti pm em Dom 19 Set 2010 - 7:05

valeu mesmo pela dica Bianca

paparoti pm

Mensagens : 43
Pontos : 3206
Data de inscrição : 10/07/2010
Idade : 37
Localização : paraiba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum